Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

8 erros que te deixam na 'estaca zero' na luta contra a acne

Aqui, está tudo que você não deve fazer caso queira se ver livre das espinhas

8 erros que te deixam na 'estaca zero' na luta contra a acne
Notícias ao Minuto Brasil

08:25 - 06/06/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Todo dia à noite, você se depara com uma erupção diferente na sua pele. Algumas mais monstruosas, outras mais discretas, porém todas incomodam. E se não importa o quanto você trata, elas sempre voltam, é melhor consultar um dermatologista, porque alguma coisa está deixando sua acne mais resistente. “Muitas vezes, o problema pode estar na alimentação; no uso de suplementos como o Whey Protein, que é rico em rico em IGF-1, um hormônio semelhante à insulina 1 e que pode aumentar a produção de sebo; ou mesmo no hábito de lavar a pele excessivamente para se livrar da oleosidade”, afirma a Dra. Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

A médica destaca abaixo os oito piores erros que não deixam você se livrar da acne:

Erro # 1: Aplicar um tratamento pontual sempre

Atingir o tratamento no local é, neste momento, uma reação natural a uma espinha. Mas pode não estar fazendo tanto pela sua pele quanto você pode pensar. "Geralmente os medicamentos antiacne contam com peróxido de benzoíla e adapaleno. Seu rosto tem muitas glândulas sebáceas, que a qualquer momento podem entupir e favorecer a colonização da bactéria P. Acnes. Então o ideal é estender o tratamento ao rosto inteiro, pois as substâncias secativas também podem prevenir o surgimento de uma nova espinha”, explica a médica.

Erro # 2: Usar produtos da acne somente quando aparece uma espinha

Se você está mesmo sofrendo com a acne, é possível que tenha experimentado alguns períodos de melhora – e outros que parecem o caos. Mas em um tratamento antiacne, a rotina de usar diariamente os produtos secativos (e também os hidratantes), seguindo o protocolo indicado pelo médico, irá produzir melhores efeitos que usar os produtos apenas quando uma espinha aparece. E não esqueça: a hora de parar precisa ser combinada com o dermatologista. "Em vez de tratar as espinhas quando elas aparecem, é mais eficaz usar um produto suave que contenha ácido salicílico todos os dias", explica a dermatologista. O tratamento diário também minimiza a irritação.

Erro # 3: Espremer as espinhas

Pode ser tentador apertar, espremer e tirar a camada superior da pele na esperança de que suas espinhas desapareçam. "Mas a acne é em grande parte inflamatória, por isso, se você não trata sua pele da maneira certa, você só vai criar mais inflamação", diz a médica. O melhor é livrar-se de qualquer tratamento agressivo, incluindo esfoliantes físicos, e experimentar produtos com esfoliantes químicos, que promovam renovação celular sem agredir a pele.

Erro # 4: Abusar das concentrações dos produtos

Você pode ter ouvido falar que o peróxido de benzoíla (um ingrediente antibacteriano que tem como alvo as bactérias que causam acne e inflamação) é ótimo para o tratamento da acne. "Mesmo em níveis baixos, o peróxido de benzoíla mata as bactérias causadoras da acne", diz. E, de fato, estudos mostram que altas quantidades de peróxido de benzoíla são mais irritantes e não tão efetivas. E lembre-se: invista em séruns com agentes anti-inflamatórios naturais (com extratos vegetais como calêndula, hamamélis, entre outros).

Erro # 5: Acreditar em todos os cuidados com a pele que você vê no Instagram

Pasta de dente, cola... receitas caseiras tendem a piorar sua pele e deixar sua acne em ebulição. "Sabores como mentol ou canela em creme dental são super irritantes e podem até causar uma queimadura química leve na pele", diz a médica.

Erro # 6: Lavar o rosto o mais rápido possível

Se o seu sabonete com ingredientes antiacne, como ácido salicílico e os extratos vegetais, não parece estar fazendo nada pela sua pele, isso não significa necessariamente que ele seja um fracasso. "Os limpadores precisam de tempo de contato na pele para trabalhar. Se você aplicar o sabonete na sua face apenas por alguns segundos, os ingredientes não têm tempo para fazer o seu trabalho”, lembra a médica. Siga a regra: massageie o sabonete em sua pele, conte até 30 e, em seguida, enxágue o rosto.

Erro # 7: Não usar hidratante, mesmo se sua pele estiver oleosa

Transformar seu rosto no Saara não fará com que a acne desapareça tanto quanto irrita sua pele. "O teor de óleo e água em sua pele são questões separadas", diz a Dra. Valéria. "Você pode ter pele oleosa e propensa a acne, mas ainda não ter hidratação e isso é muito ruim para a acne, uma vez que estimula o organismo a produzir mais óleo. É necessário dosar a quantidade de água e óleo na pele", diz. Pular o hidratante só faz com que sua pele compense com mais óleo. A dica é usar um hidratante oil-free, pois isso reduz o risco de irritação de um regime de acne pesado.

Erro # 8: Não levar a alimentação em conta

Não adianta ter um regime de tratamento tópico com a pele e esquecer da dieta. A evidência mais forte até o momento sobre os gatilhos dietéticos para acne é para dietas de alta carga glicêmica. “Em um estudo, pacientes com acne demonstraram melhora significativa após 12 semanas de uma dieta de baixa carga glicêmica. Estudos posteriores documentaram que esse padrão alimentar resultou em menor biodisponibilidade de andrógenos e alteração na produção de sebo da pele”, diz a médica. O uso de suplementos como Whey Protein já foi indicado em estudos como influenciador importante no desenvolvimento de acne resistente. As recomendações alimentares para pacientes com acne incluem alimentos ou suplementos contendo probióticos, ácidos graxos ômega-3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A. “Alimentos com zinco têm papel importante para o controle da produção de sebo, de acordo com estudos”, afirma a médica.

Por fim, a médica lembra que a consulta com um dermatologista é sempre importante a fim de indicar os melhores produtos e tratamentos para manter a saúde da pele.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório