Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inverno requer cuidados especiais com a pele, da cabeça aos pés

Dermatologista explica rotina de cuidados com a pele no inverno para evitar desidratação, dermatites e descamações

Inverno requer cuidados especiais com a pele, da cabeça aos pés
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 14/06/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

O vento frio, o tempo seco, o aumento da concentração de poluentes no ar são características do inverno que, invariavelmente, provocam alterações na pele. “Abusamos também da água quente e os contrastes bruscos de temperatura tornam a pele mais ressecada, muitas vezes com descamação, vermelhidão e irritabilidade. As glândulas sebáceas produzem menos gordura, há maior atrito com roupas sintéticas e perdemos mais água transepidermal, por deficiência na boa formação da membrana hidrolipídica (filme de gordura e água natural que protege a pele)”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Rotina de cuidados é o ponto chave — Por esse motivo, a dermatologista argumenta que, durante esta estação, é indispensável aumentar a hidratação da pele, evitar banhos muitos demorados com água quente e usar bucha. A ordem de limpar, tonificar, hidratar e proteger continua nessa estação. “Optar por sabonetes infantis ou ricos em substâncias calmantes e com extratos vegetais como calêndula, hamamélis e óleos como o de amêndoas, karitê e maracujá, dentre outros”, explica.

Para o rosto, mesmo pessoas com pele oleosa devem, de acordo com a médica, evitar produtos muito agressivos na higienização (e hidratar após com séruns imediatamente), para não apresentarem o rebote da oleosidade e até a formação da dermatite seborreica (descamação com coceira e vermelhidão). “As peles mais secas e sensíveis devem utilizar loções de limpeza sem sabão e é obrigatório que haja sempre, logo pela manhã antes de sair de casa, a hidratação acompanhada de fotoproteção”. A pele seca merece uma atenção especial: “E é um tipo de pele que sempre se deve tomar muito cuidado porque ela envelhece precocemente, é uma pele que deve ser cuidada diariamente. Durante a época do inverno, esses produtos devem ser enriquecidos, ou seja, suas formulações devem ter uma textura mais voluptuosa, mais rica, que realmente forme um filme sobre a pele, uma parede de defesa que consiga repor e segurar para evitar a perda transepidérmica de água”, completa.

Foco na hidratação — Independente do tipo de pele, a dermatologista orienta: “é importante apostar em ativos que reponham os fatores naturais de hidratação, como o ácido hialurônico vetorizado ao silício orgânico Hyaxel, o próprio silício, ácido hialurônico estimulador da renovação celular Progenitrix, peptídeos e também podemos usar a Vitamina B3 aliada a bioenergizantes mitocondriais como Arct Alg, que estimula a síntese de ATP na mitocôndria, protege a pele durante condições extremas e estimula as suas defesas naturais”, recomenda. Todos estes cuidados, de acordo com a especialista, evitam as asperezas, as alergias e a coceira na pele por ressecamento e a desidratação constante que leva à perda da elasticidade e turgescência (turgor com sustentação do tecido por hidratação).

Em caso de ressecamento ou irritabilidade, a indicação é a de utilizar água termal rica em oligoelementos como magnésio, zinco, silício, selênio, enxofre, pois ajudam a regularizar o pH e promover rápida hidratação associada ao efeito calmante. “Pode ser utilizada pela manhã e à noite após a higiene da pele, antes da aplicação dos nutritivos e do hidratante matinal.”

Tratamentos da época — “Os tratamentos adequados à época podem ser feitos com derivados de vitamina A ácida (padrão ouro no rejuvenescimento domiciliar), à noite, de três a quatro vezes por semana, combinados com vitamina C e alfahidroxiácidos para uso domiciliar. No dia seguinte, utilizar cremes nutritivos.” Nos consultórios, a Dra. Claudia Marçal recomenda a aplicação de laser fracionado de CO2 com radiofrequência, associado a Drug Delivery com Skin Booster (entregar a medicação pelos canais abertos feitos com o laser, fazendo chegar às camadas mais profundas estes complexos de ativos de regeneração, estímulo de colágeno, revitalização e reparação em altas concentrações). “Estes tratamentos devem ser realizados no inverno para evitar manchas e inflamações causadas pelo sol e calor. Além de rejuvenescer, conseguimos tratar com laser especifico os vasinhos da face, cicatrizes de acne e melasma. Essa estação é apropriada aos tratamentos mais específicos com uso de peelings seriados e lasers para também tratar estrias antigas e recentes”, garante.

Proteção — Não se engane, apesar da menor incidência do calor, a fotoproteção ainda é regra: "o filtro solar deve ser usado diariamente independentemente da estação do ano e se mesmo se o dia está nublado, chuvoso ou encoberto; a radiação UV até em um dia 100% encoberto só é barrada em 30% e 70%. O fotoprotetor deve ser reaplicado a cada duas horas em exposição direta ao sol e a cada quatro horas em ambientes fechados”. Seu uso deve ser associado a: antioxidantes que barram a produção de radicais livres (como a Vitamina C e E, OTZ 10, Alistin), importantes antipoluentes (como Exo-P) e estimuladores da defesa antioxidante natural da pele contra os malefícios da poluição, (como U.SK Biocomplex™, uma combinação que associa extratos das folhas de oliveira com biopeptídeos, micronutrientes e ácido hialurônico vetorizado).

De dentro para fora — “O conselho que sempre dou às minhas pacientes jovens é plantar aos vinte e aos trinta anos para receber o benefício da pele saudável e bonita a partir dos quarenta. De modo geral, associo a medicação via oral de antioxidantes com vitaminas, minerais e oligoelementos, além de Exsynutriment e Bio-Arct, a partir dos vinte e cinco e trinta anos. Oriento também dieta equilibrada, atividade física regular evitando longos percursos de corrida em exposição ambiental”.

Corpo — Nesta época, é recomendável também não esquecer a hidratação corporal. “De preferência logo após o banho (5 a10 minutos), aplicar em camada generosa hidratantes ricos em óleos emulsionantes (óleo de oliva, óleo de girassol e óleo de canola), sequestradores da molécula de água (ureia, ácido hialurônico e lático) extratos vegetais (lavanda, camomila, frutos vermelhos aloe vera), nutriomega 3, 6, 7 e 9 e vitaminas como a E, B5, C e F.” Já nos pés, os cremes devem ter formulação rica em vitamina A, D e B5 associados a ureia para utilizar com meia de algodão à noite. “Lembrar também das mãos e unhas, retirando o esmalte pelo menos um ou dois dias por semana antes de esmaltar novamente”, finaliza.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório