Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O tempo seco realmente aumenta os casos de gripe?

Cientistas se apoiam em duas teorias para explicar o fenômeno

O tempo seco realmente aumenta os casos de gripe?
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 30/07/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Comumente escutamos que os casos de gripe aumentam no frio e ainda podem piorar com a combinação de temperaturas baixas e clima seco. Na realidade, o que acontece nestas condições é o aumento da transmissão do vírus, favorecido pela combinação do ar frio e baixa umidade. Entretanto, nem mesmo os cientistas têm bem esclarecido a razão para isso e apoiam-se em duas principais teorias, relacionadas ao ressecamento das vias respiratórias e a tendência de aglomeração da época.

“No clima seco e frio, nariz, garganta, laringe e traqueia ficam com pouca umidade, o que diminui nossas defesas naturais e favorece a invasão dos vírus causadores de doenças respiratórias, como a gripe, por exemplo”, explica Kelem Chagas, Gerente Médica da Sanofi Pasteur. Um estudo publicado na revista PLOS Pathogens revelou que, com a umidade relativa do ar entre 20% e 35%, a transmissão da gripe triplicou ou quadriplicou na amostra analisada. Observou-se também maior transmissão em temperaturas mais baixas.

A segunda teoria apresentada por médicos está ligada ao comportamento durante a temporada fria do ano. “Com as baixas temperaturas, há uma tendência de aglomeração em ambientes com janelas fechadas, o que também favorece a difusão do vírus influenza”, esclarece Kelem.

Ainda segundo a Gerente Médica, para evitar as doenças respiratórias em geral, incluindo a gripe, é importante apostar em prevenção. Para o vírus influenza, há a vacinação pública e privada. Adicionalmente, para deixar o ambiente menos seco, o uso de umidificadores de ar e, até, colocar uma toalha úmida nos espaços pode ajudar bastante. Manter-se hidratado também é fundamental.

No Brasil, para o mercado privado, há duas vacinas contra influenza. A vacina trivalente, que oferece proteção contra três cepas do vírus influenza, sendo duas cepas do tipo A e uma cepa do tipo B e pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade. Já a vacina quadrivalente proporciona proteção mais ampla contra influenza e suas complicações, pois contêm uma cepa B adicional (duas A e duas B). Ambas as vacinas, trivalente e quadrivalente, são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório