Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro comete gafe com vídeo de caça a baleias para criticar Noruega

Aviso: As imagens podem ferir a sensibilidade de alguns leitores

Bolsonaro comete gafe com vídeo de caça a baleias para criticar Noruega
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 19/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

O Presidente Jair Bolsonaro decidiu usar um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazônia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé (Dinamarca). 

"Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega", escreveu o político nas redes sociais, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas matando baleias.

O vídeo tem uma música de fundo melancólica e mostra animais que nascem em um riacho sendo mortos na praia, dando as águas um tom vermelho de sangue.

Essas imagens ilustram uma cena de grindadráp (ou grind), uma tradicional caçada que ocorre nas Ilhas Faroe, posse dinamarquesa do Atlântico Norte.

Na Noruega, um país raro no mundo que permite a caça comercial de baleias, as baleias são caçadas - individualmente e com menos publicidade - no mar a partir de um barco usando um arpão com uma granada.

A publicação provocou indignação e críticas nas redes sociais. "O Presidente do Brasil é estúpido! Não é a Noruega! Não matamos baleias assim (...) Mais notícias falsas, como Trump diria" reagiu um internauta no Twitter.

"A desinformação é um crime senhor Presidente", escreveu outro.

Bolsonaro tem vindo a criticar a Noruega desde que o país escandinavo, seguindo o exemplo da Alemanha, anunciou na semana passada que estava suspendendo a ajuda para combater o desmatamento da Amazônia no Brasil.

Como o maior financiador de um fundo em prol da Amazônia, a Noruega, através do seu ministro do Meio Ambiente e Clima, Ola Elvestuen, que acusou o Brasil de Bolsonaro de "não querer mais parar o desmatamento" e unilateralmente quebrou o acordo sobre a governança do Fundo de Conservação da Floresta Amazônica.

Bolsonaro imediatamente reagiu com violência, recordando que a Noruega é "o país que mata baleias lá em cima, no Polo Norte, que também explora petróleo".

"Este não é um exemplo para nós. Deixe-os enviar seu dinheiro para ajudar Angela Merkel a reflorestar a Alemanha ", escreveu Bolsonaro nas redes sociais. 

Campo obrigatório