Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Drones caem em Beirute e Hizbullah culpa Israel pela ação

De acordo com o exército libanês, um drone israelense caiu e outro explodiu perto de Dahiyeh

Drones caem em Beirute e Hizbullah culpa Israel pela ação
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 25/08/19 por Folhapress

Mundo Últimas Notícias do Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O líder do Hizbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, classificou como movimento muito perigoso a queda, na noite de sábado (24), de dois drones israelenses nos subúrbios do sul de Beirute, dominados pelo grupo -que tem apoio do Irã. 

O governo israelense, porém, não confirmou se é de fato o dono dos drones. "O mais recente desenvolvimento israelense é muito, muito, muito perigoso", disse Nasrallah em discurso televisionado neste domingo (25). Não havia sinais de que os drones se dirigissem para um conflito. Mas o primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, afirmou que eles foram projetados para provocar tensões regionais.

A agência Reuters afirma que, de acordo com o exército libanês, um drone israelense caiu e outro explodiu perto do solo às 2h30 da manhã, horário local, em Dahiyeh. E, segundo uma autoridade do Hizbullah, o incidente causou apenas danos materiais ao centro de mídia do grupo. 

"A nova agressão... Constitui uma ameaça à estabilidade regional e uma tentativa de empurrar a situação para uma tensão ainda maior", afirmou Hariri em comunicado. Os militares israelenses não quiseram comentar. 

A AFP afirma que, após o ocorrido, Nasralah ameaçou Israel com represálias. 

O incidente ocorreu horas depois que as forças armadas de Israel disseram que suas aeronaves atingiram as forças iranianas e milícias xiitas perto da capital síria, Damasco, que planejava lançar "drones assassinos" contra Israel.

O monitor de guerra do Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que dois membros do Hizbullah e um iraniano foram mortos nos ataques israelenses ao redor de Damasco.

Segundo os militares israelenses, sua aeronave atingiu "agentes da Força Quds iraniana e milícias xiitas que se preparavam para adiantar planos de ataque contra locais de Israel na Síria nos últimos dias".

A Força Quds de elite é o braço internacional da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC).

Israel considera o movimento xiita do Hizbullah, apoiado pelo Irã, uma ameaça em sua fronteira. Em conflitos entre as duas partes em 2006, quase 1.200 pessoas, a maioria civis, morreram no Líbano e 158 pessoas morreram em Israel, principalmente soldados.

Campo obrigatório