Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Boris Johnson quer eleições legislativas antecipadas para 15 de outubro

O líder pediu ao primeiro-ministro para tornar pública a estratégia de negociação sobre o Brexit

Boris Johnson quer eleições legislativas antecipadas para 15 de outubro
Notícias ao Minuto Brasil

11:40 - 04/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, informou nesta quarta-feira (4) que pretende realizar eleições antecipadas no dia 15 de outubro, desafiando o líder trabalhista a apoiar esta proposta, que vai ser votada esta noite. "Será que ele pode confirmar que vai permitir as pessoas deste país decidirem com uma eleição nacional a 15 de outubro?", questionou Johnson, dirigindo-se a Jeremy Corbyn.

O líder da oposição não respondeu à questão, e pediu ao primeiro-ministro para tornar pública a estratégia de negociação com Bruxelas e os estudos que dão conta das consequências de um 'Brexit' sem acordo.

"O primeiro-ministro e os seus colegas de Governo dizem que ele está avançando [nas negociações para um acordo]. Mas o negociador-chefe da UE [União Europeia], a chanceler da Alemanha e o primeiro-ministro da Irlanda afirmam que o Reino Unido ainda não fez propostas", disse Corbyn.

Segundo o dirigente do partido Trabalhista, Johnson "não apresentou nada para mudar o acordo negociado pela primeira-ministra anterior, contra o qual votou duas vezes".

"Essas negociações sobre as quais ele fala são uma farsa. Tudo o que ele está fazendo é deixar passar o tempo", afirmou o líder da oposição.

"A nossa estratégia de negociação é conseguir um acordo até o Conselho [Europeu] de 17 de outubro e tirar este país da UE em 31 de outubro e concluir o 'Brexit'. E o que a "lei de rendição" vai fazer é destruir qualquer hipótese de negociações", disparou o chefe do executivo.

O primeiro-ministro se referia ao projeto de lei cuja introdução foi aprovada na terça-feira à noite por 328 votos a favor e 301, incluindo por 21 deputados do partido Conservador.

Esta iniciativa retira do Governo o controle sobre a agenda parlamentar e acelera o processo de aprovação para que todas as etapas sejam concluídas até o final desta tarde.

O texto exige que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, seja obrigado a pedir uma nova extensão da data de saída até 31 de janeiro caso o parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo em 31 de outubro.

Em resposta, Boris Johnson anunciou uma proposta para convocar eleições antecipadas, que só será aprovada se tiver o apoio de dois terços dos deputados da Câmara dos Comuns, o que poderá ser inviabilizado pelo partido Trabalhista.

A votação sobre esta proposta de eleições antecipadas deverá acontecer hoje pelas 21:00 horas.

Campo obrigatório