Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Talibãs assumem autoria de ataque que deixou 5 mortos em Cabul

O ataque ocorreu hoje às 10h10 (horário local), no distrito de Shash-Darak,

Talibãs assumem autoria de ataque que deixou 5 mortos em Cabul
Notícias ao Minuto Brasil

07:52 - 05/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Explosão

Pelo menos cinco pessoas morreram e 35 ficaram feridas em um ataque hoje (5) com explosivos em Cabul, no Afeganistão, já reivindicado pelos extremistas talibãs.

"Até agora há cinco mortos e 35 feridos foram levados para hospitais", disse à agência de notícias Efe um membro do Centro de Coordenação de Vítimas do Ministério da Saúde Pública, que pediu anonimato.

Segundo a fonte, o número de vítimas pode aumentar "nas próximas horas, à medida que o trabalho de socorro às vítimas for realizado".

O ataque ocorreu às 10h10 (horário local), no distrito de Shash-Darak, particularmente protegido por medidas de segurança.

Nessa área de alta segurança existem vários escritórios do governo, incluindo uma sede do serviço de informações afegão, o Departamento Nacional de Segurança (NDS).

O porta-voz da polícia de Cabul, Firdaws Faramarz, garantiu à Efe que a explosão causou um número indeterminado de vítimas e "danos a vários carros na estrada", sem fornecer mais detalhes.

Os talibãs assumiram a responsabilidade pelo ataque "contra um posto de controle do Departamento de Segurança Nacional".

O objetivo do ataque foi especificamente "um grupo de invasores estrangeiros que estavam a caminho do departamento", disse o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em sua conta no Twitter, acrescentando que 12 estrangeiros e oito soldados afegãos morreram na explosão.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi, confirmou também o ataque, mas não deixou claro se o Departamento Nacional de Segurança havia sido atingido pela explosão.

O atentado ocorre no momento em que está em curso um processo de negociações entre os Estados Unidos (EUA) e os talibãs e depois de o representante especial dos EUA para a Paz, Zalmay Khalilzad, apresentar ao governo de Cabul o projeto de acordo com os talibãs, após vários meses de negociações no Catar.

O acordo deverá permitir uma retirada significativa das tropas norte-americanas.

Nessa quarta-feira, o governo afegão mostrou-se "preocupado" e pediu "esclarecimentos sobre o documento, para analisar com precisão os riscos e consequências e impedir qualquer perigo que possa causar", informou mensagem divulgada no Twitter por Sediq Sediqqi, porta-voz do presidente afegão, Ashraf Ghani.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório