Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Um quarto das células tem mutações que causam câncer, mostra estudo

De acordo com um estudo, cerca de um quarto das células da pele de pessoas de meia-idade já deu os primeiros passos em direção ao câncer

Um quarto das células tem mutações que causam câncer, mostra estudo
Notícias ao Minuto Brasil

06:21 - 26/05/15 por Lucas Lagatta

Mundo Pelé

Uma equipa do Sanger Institute, perto de Cambridge, analisou amostras de pele de pessoas com idades entre os 55 e os 73 anos e descobriu mais de 100 mutações de DNA, por cada centímetro quadrado de pele, ligadas ao câncer.

Os especialistas dizem que os resultados foram surpreendentes e sublinham que a prevenção é a melhor defesa contra danos provocados pelo sol. O câncer de pele é um dos tipos mais comuns da doença.

Segundo este estudo, muitas das mutações que culminam em câncer já são conhecidas, mas a equipe queria saber quando é que elas começaram a aparecer. Os investigadores analisaram amostras de pele removidas da pálpebra de quatro pacientes. Analisaram a fundo o DNA da pele para identificar amostras com mutações que podem estar ligadas ao surgimento do câncer.

"O mais surpreendente é a escala, entre um quarto e um terço das células apresentava essas mutações de câncer. Este valor é muito mais alto do que esperávamos, mas essas células estão funcionando normalmente", disse à BBC Peter Campbell, chefe do departamento de genética do câncer da Sanger.

Ainda assim seriam necessárias inúmeras mutações - não se sabe ao certo quantas - para culminar em um tumor.

"Estas mutações acumulam-se ao longo da vida, a melhor forma de prevenção é ter atenção, durante toda a vida, aos danos que a exposição solar provoca", sublinha Campbell.

Alan Worsley, do Cancer Research UK, aconselha: "Embora todos precisemos de sol, evite queimar-se e causar danos à sua pele”. E sugere que passe mais tempo à sombra, que se tape com roupas e que use protetor solar em abundância, com um fator pelo menos 30.

Campo obrigatório