Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sete destinos imperdíveis para uma roadtrip Portugal/Espanha

Viajar é sempre bom! Mas quando se trata da fronteira entre os dois países é duplamente enriquecedor

Sete destinos imperdíveis para uma roadtrip Portugal/Espanha
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 08/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Destinos road trip

Portugal tem uma oferta variada no que toca a destinos para férias, desde uma zona costeira a Oeste e a Sul, a uma zona de fronteira com a vizinha Espanha, a Norte e a Leste. São várias as cidades portuguesas ao longo da linha que separa os dois países onde os turistas podem pernoitar, aproveitando para visitar os dois lados e conhecer melhor ambos os países numa só viagem.

Começando do Sul

Em Alcoutim, no Algarve, começamos a nossa viagem, numa vila pequena protegida por um castelo. O rio Guadiana separa as duas margens, tornando este destino uma autêntica aquarela. Perto de Ayamonte, do lado de Espanha, é um excelente ponto de ligação para quem quer visitar os dois lados da fronteira. A vila de Alcoutim é calma e sossegada, o que contrasta com o rebuliço do Algarve. Quem passa por lá não deve deixar de ir até ao Museu do Rio e até a uma das mais famosas queijarias da região.

Pela fronteira começamos a subir, até chegar a Moura. Situada no distrito de Beja, e dando nome a um dos maiores concelhos desta parte do país, é uma das cidades alentejanas que fazem fronteira com a Espanha. Além disso, uma das maiores atrações é a Barragem do Alqueva que circunda a zona noroeste do concelho e, por isso, um dos locais mais visitados por quem passa por lá. A unidade termal situada no Jardim do Dr. Santiago é um dos pontos de parada, pela beleza ímpar dos antigos banheiros. Do outro lado da fronteira, na Espanha, é o município de Aroche, onde se situa o Parque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche, uma excelente opção para conhecer a fauna e flora do país vizinho.

Passar pela rainha da fronteira

Elvas, conhecida como a 'rainha da fronteira', foi considerada cidade patrimônio mundial da UNESCO, em 2012. São vários os locais para visitar, mas talvez o Aqueduto da Amoreira e o Castelo sejam os monumentos mais imponentes. O Aqueduto da Amoreira é considerada uma das melhores obras hidráulicas desenvolvidas em Portugal, enquanto o Castelo é o ponto mais alto da cidade. A fortaleza que delimita toda a cidade foi construída na época pós Restauração da Independência e a sua forma em estrela torna a cidade tão pitoresca. A relação entre Elvas e Badajoz é mais que antiga e, por isso, a visita é obrigatória, para além dos muitos locais históricos que a cidade espanhola tem ao dispor dos turistas.

Alto Alentejo a meio caminho

Ainda no Alto Alentejo, em Arronches, sede do concelho com o mesmo nome e uma das encantadoras vilas do distrito de Portalegre. A sua antiguidade fica evidenciada na vila, que tem uma arquitetura que denota o passar de várias épocas e estilos. Parte do concelho pertence ao Parque Natural da Serra de S. Mamede, o que torna as suas paisagens naturais de cortar a respiração, com oferta diversificada de atividades desportivas e de lazer. Do outro lado, em terras vizinhas, está a vila ainda pouco conhecida de Albuquerque, onde a influência da época medieval é evidente nas paisagens e nos castelos.

Beira Interior no alvo do roteiro

No distrito de Castelo Branco, pela fronteira, surge Penamacor. É uma vila que, além de ser perto da Espanha, é próxima da Reserva Natural da Serra da Malcata. Desta forma, são muitos os lugares imperdíveis para visitar. Aquilo que tão bem caracteriza esta vila é a elevada altitude a que se encontra, tornando-a num lugar calmo e de relaxamento. De passagem obrigatória explore o imponente Castelo de Penamacor, e aproveite para ver as rendas e os bordados, tão típicos da região e que poderão servir para levar como uma original recordação. Na Espanha, Alcántara é um dos destinos perto da fronteira que deve estar nos locais de visitação, com o rio Tejo como pano de fundo e alguns monumentos históricos, como o Convento de São Benedito.

Passagem da fronteira

Quase no final do roteiro, mas uma das passagens de fronteira mais conhecidas, temos a vila de Vilar Formoso. Pertence ao distrito de Guarda e é considerada um dos principais pontos de entrada terrestre em Portugal. Por isso, a sua importância vai além de uma mera passagem, pois é a porta que recebe uma grande parte dos visitantes do país, devendo assim ser um espelho daquilo que podem encontrar mais à frente: boa comida e uma recepção calorosa. O ar puro e fresco que se faz sentir provém da paisagem de montanha que acompanha toda a vila. Cidade Rodrigo, a cidade na passagem para o lado espanhol, é conhecida pela sua gastronomia típica, à base de enchidos e temperos rebuscados. Mas não é só isso, aí, porque como a grande maioria das terras fronteiriças é dominada por muralhas e castelos.

Fusão Portugal-Espanha

Chegamos finalmente ao último destino da viagem, Vimioso, onde o sotaque já denota a influência da Espanha. Meio português e meio espanhol, muitas vezes conhecida com a vila de Bimioso ou Bumioso. Pertence ao distrito de Bragança, em pleno Nordeste Transmontano, e situa-se num planalto entre os rios Maçãs e Angueira. A agricultura e a pecuária são as principais fontes de rendimento da região, além de serem também parte da pitoresca paisagem. Uma das iguarias típicas é o fumeiro, mas todos os enchidos são conhecidos como de enorme qualidade. Alcanizes, a vizinha espanhola do Vimioso, tem uma história particular por dar nome a um dos tratados mais antigos entre os dois países, que definiria as fronteiras entre os reinos de Portugal e Castela. Imagine, por isso, a quantidade de lugares que não devemos perder com este peso da história ibérica.

A viagem termina e na bagagem fica uma mistura de culturas e sabores, que definem a zona de fronteira entre Portugal e Espanha. Os dois países fundem-se em inúmeras terras, e proporciona experiências  diferentes aos turistas que passam por lá.

Campo obrigatório