Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Autoridades mexicanas encontram 44 corpos em vala comum

Restos mortais estavam escondidos em 119 sacos pretos

Autoridades mexicanas encontram 44 corpos em vala comum
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 15/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo México

As autoridades mexicanas encontraram, pelo menos, 44 corpos enterrados numa vala comum, nos arredores da cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco.

De acordo com BBC, os restos mortais estavam espalhados por 119 sacos pretos e só foram descobertos, no início de setembro, depois de vários moradores se terem queixado do cheiro nauseabundo.

A maioria dos corpos estavam desmembrados, o que dificultou o trabalho das autoridades. É provável que haja mais vítimas, visto que, há ainda várias partes de corpos humanos por identificar.

Os corpos descobertos apresentam entre três dias e um ano de evolução cadavérica o que dificulta ainda mais a investigação.

Uma organização local, que ajuda a procurar pessoas desaparecidas, apelou ao governo para enviar mais especialistas para ajudar na identificação dos corpos, pois o departamento forense local está “sobrecarregado”.

A descoberta de valas comuns é uma realidade chocante no México. Desde 2006, foram descobertas 3024 valas com corpos, o que corresponde a cerca de 5 mil mortos. Jalisco é um dos estados mais violentos do México. A vala comum encontrada agora, é a segunda maior descoberta este ano, neste estado.

As mortes estão associadas a gangues e organizações ligadas ao tráfico de droga e outros crimes organizados.

Campo obrigatório