Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Irã ordena libertação de petroleiro britânico 'Stena Impero'

O petroleiro britânico, com 23 tripulantes a bordo, foi capturado no dia 19 de julho pelos Guardas da Revolução iraniana

Irã ordena libertação de petroleiro britânico 'Stena Impero'
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 22/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Petróleo

O petroleiro com bandeira britânica 'Stena Impero', retido desde julho passado no Irã, foi libertado e espera-se que parta em breve, informou hoje a organização de portos e navegação da província iraniana de Hormozgan.

"Após o veredicto de suspensão da detenção do petroleiro britânico 'Stena Impero'"Stena Impero", o navio começará em breve a navegar do porto de Bandar Abbas para águas internacionais", informou o diretor da organização, Alahmorad Afifipur, em declarações citadas por uma agência iraniana.

"Estão a ser feitos os procedimentos legais para a saída do petroleiro de águas iranianas", acrescentou Afifipur, explicando que "continua aberto o expediente jurídico sobre as suas violações".

O petroleiro britânico, com 23 tripulantes a bordo, foi capturado no dia 19 de julho pelos Guardas da Revolução iraniana, no estreito de Ormuz, quando se dirigia dos Emirados Árabes Unidos para a Arábia Saudita.

As autoridades iranianas acusaram o 'Stena Impero' de violar as normas de navegação, o que Londres negou.

A captura ocorreu duas semanas após o petroleiro iraniano "Grace 1" ter sido apresado pela marinha britânica perto da costa de Gibraltar, por suspeita de transportar petróleo para a Síria, violando um embargo da União Europeia.

O petroleiro iraniano foi autorizado a partir a 15 de agosto e deixou Gibraltar três dias depois.

Campo obrigatório