Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Americanos não sabem que WhatsApp e Instagram são do Facebook

A pesquisa ouviu 4.272 adultos residentes nos Estados Unidos

Americanos não sabem que WhatsApp e Instagram são do Facebook
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 09/10/19 por Folhapress

Mundo INTERNET-PESQUISA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais de 70% dos americanos não sabem que o WhatsApp e o Instagram pertencem ao Facebook, de acordo com pesquisa da Pew Research Center publicada nesta quarta-feira (9). Em uma série de 10 perguntas sobre conhecimento na internet, envolvendo tópicos como cibersegurança e negócios, apenas 29% disseram que é correto afirmar que as duas marcas são de propriedade do Facebook.

A pesquisa ouviu 4.272 adultos residentes nos Estados Unidos.

O conhecimento sobre segurança digital está mais avançado. Dos entrevistados, 67% disseram que o phishing, uma forma de fisgar usuários para que cliquem em links maliciosos, podem ocorrer nas redes sociais, em sites, emails ou mensagens de texto.

A maior parte (63%) também soube responder que cookies permitem que sites rastreiem a atividade de usuários e que a publicidade é a maior fonte de receita das redes sociais (59%). Sobre políticas de privacidade, 48% confirmaram que são contratos entre usuários e sites sobre o uso dos dados pessoais.

O conhecimento sobre o conceito de neutralidade da rede, princípio que diz que provedores de serviços devem tratar todo o tráfego de sua rede de forma igual, é alto (45%), embora o tema tenha ganhado relevância nos Estados Unidos nos últimos dois anos em razão de mudanças na legislação.

Cinquenta e três por cento das pessoas não têm certeza que "https://" na URL é sinônimo de que as informações do site estão criptografadas, 55% não conseguem identificar um exemplo de autenticação de dois fatores.

Além disso, 49% não têm certeza que o modo de navegação anônima previne que outro usuário veja as atividades no mesmo computador, e 84% não conseguiram identificar Jack Dorsey, presidente do Twitter, em uma fotografia.

O conhecimento sobre os tópicos varia de acordo com a educação. Adultos com graduação ou pós responderam de forma correta uma média de seis das 10 perguntas. Entre os não diplomados, a média foi de quatro respostas certas.

Adultos mais jovens também apresentaram maior conhecimento. Pessoas de 18 a 29 anos responderam corretamente uma média de cinco perguntas, enquanto adultos acima de 65 anos acertaram apenas três.

Campo obrigatório