Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulheres sauditas vão poder se alistar no exército pela primeira vez

No entanto as mulheres só poderão se tornar soldados de primeira classe, cabos ou sargentos

Mulheres sauditas vão poder se alistar no exército pela primeira vez
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 09/10/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Feminismo

Pela primeira vez, as mulheres sauditas podem se juntar às forças armadas do reino, ultraconservador, depois de ter sido lançado um vasto programa de reformas econômicas e sociais, anunciou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros. Riade aumentou recentemente o número de decisões a favor das mulheres num país que aplica uma versão rigorosa do Islã, mas as organizações de defesa dos direitos humanos acusam a Arábia Saudita de reprimir simultaneamente mulheres ativistas.

"É um novo passo em direção à emancipação", referiu, através de uma mensagem no Twitter o ministério, acrescentando que as mulheres só poderão se tornar soldados de primeira classe, cabos ou sargentos.

A Arábia Saudita já havia autorizado as mulheres a se juntarem às forças de segurança no ano passado.

Sob a liderança do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, foram iniciadas várias reformas para conceder direitos às mulheres nos últimos anos, tais como a permissão para conduzir ou viajar para o exterior sem o consentimento prévio do "guardião" (pai, marido, filho ou outro parente masculino).

Durante o mesmo período, uma onda de repressão atingiu vários ativistas de direitos humanos, continuando alguns deles detidos, como é o caso do ativista Loujain al-Hathloul.

Desde a queda nos preços de petróleo nos últimos cinco anos, a Arábia Saudita, o maior exportador, tem tentado melhorar a imagem no exterior para atrair investidores e turistas.

Campo obrigatório