Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

 Brexit: Reino Unido e União Europeia chegam a acordo

Boris Johnson anunciou no Twitter a decisão que já considera um “grande novo acordo”

 Brexit: Reino Unido e União Europeia chegam a acordo
Notícias ao Minuto Brasil

09:20 - 17/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Decisão

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, encontra-se em Bruxelas, reunido com Juncker num encontro protocolar, e deverá também fazer um anúncio do novo acordo ainda hoje (17).

“Apesar de lamentar profundamente o resultado do referendo de 23 de junho de 2016, continuo a acreditar que a União Europeia é melhor servida se houver uma saída ordenada e amigável do Reino Unido da nossa União”, escreveu Jean-Claude Juncker em uma carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, publicada no Twitter.

“No entanto, a ratificação do acordo de saída tem sido difícil no Reino Unido. De modo a ajudar o primeiro-ministro britânico a garantir a maioria necessária na Câmara dos Comuns, as negociações com o Reino Unido foram retomadas em setembro deste ano”, explicou.

De acordo com o presidente da Comissão Europeia, as negociações estão focadas no protocolo para a Irlanda e “procuraram identificar uma solução mutuamente satisfatória que dê resposta às circunstâncias específicas dessa ilha”.

“Os negociadores discutiram também a Declaração Política que estabelece o enquadramento da futura relação entre a União Europeia e o Reino Unido”, avançou Juncker.

“Acredito que é o momento de completar o processo de retirada e seguir em frente, tão rapidamente quanto possível, para [proporcionar] as negociações sobre a futura parceria da UE com o Reino Unido”, concluiu, na carta endereçada ao presidente do Conselho Europeu.

Boris Johnson também já anunciou no Twitter o que já considera um “grande novo acordo”.

“Agora o Parlamento deverá concluir o Brexit no sábado para que possamos seguir em frente com outras prioridades como o custo de vida, o serviço nacional de saúde, os crimes violentos e o nosso ambiente”, declarou o primeiro-ministro britânico.

Com informações da Agência Brasil 

Campo obrigatório