Donald Trump nomeia novo secretário de Energia dos EUA

O secretário renunciou na quinta-feira num momento de crescente controvérsia sobre o seu papel nas pressões da Casa Branca à Ucrânia para investigar o ex-vice-Presidente Joe Biden

© .

Mundo EUA 18/10/19 POR Notícias ao Minuto

O Presidente norte-americano Donald Trump anunciou hoje que vai nomear o atual vice-secretário da Energia, Dan Brouillette, para substituir Rick Perry, que pediu na quinta-feira renúncia do cargo de secretário de Energia.

PUB

Donald Trump considerou, numa mensagem hoje divulgada através da rede social Twitter, que Dan Brouillette é "um profissional completo" e que a sua experiência na área "é incomparável".

Na mesma mensagem, Trump aproveitou para elogiar Rick Perry e afirmar que a sua saída acontecerá no final do ano.

O secretário norte-americano da Energia, Rick Perry, renunciou na quinta-feira ao cargo num momento de crescente controvérsia sobre o seu papel nas pressões da Casa Branca à Ucrânia para investigar o ex-vice-Presidente Joe Biden, tendo o Presidente aceitado.

O pedido de renúncia foi feito por Rick Perry durante uma viagem no avião presidencial para o Texas, onde Donald Trump foi em campanha eleitoral. "Rick [Perry] fez um trabalho fantástico na Energia, mas já era tempo [de sair], três anos é muito tempo", afirmou Donald Trump no Texas.

Rick Perry era um dos poucos membros do gabinete original escolhido por Donald Trump que ainda permanecia com o Presidente, mas, nas últimas semanas, foi acusado de fazer parte de um trio político (com o embaixador norte-americano na União Europeia e o representante especial dos EUA em Kiev, Kurt Volker) que teria pressionado a Ucrânia.

Donald Trump foi acusado, em setembro, de ter feito um telefonema para o Presidente da Ucrânia no qual o tentou pressionar a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, vice-presidente no mandato de Barack Obama e atual candidato à Casa Branca pelo Partido Democrata, por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana.

No telefonema, feito para felicitar Volodymyr Zelenski pela sua investidura como Presidente da Ucrânia, o republicano Donald Trump teria pedido oito vezes que o presidente investigasse Joe Biden e o seu filho por atos de corrupção na Ucrânia.

A alegada pressão teria começado uns dias antes do telefonema, quando Trump congelou ajuda militar à Ucrânia, no valor de cerca de 400 milhões dólares, como forma de coagir o Governo ucraniano a abrir a investigação pedida.

A ajuda militar foi transferida depois, em 11 de setembro.

O caso levou a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, a pedir a abertura de um processo de destituição do Presidente por abuso de poder e violação da segurança nacional.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 15 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 18 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 17 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 17 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 16 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 18 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 17 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 18 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor