Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Boris Johnson quer eleições gerais em 12 de dezembro

O primeiro-ministro vai pedir aos deputados para aprovarem eleições antecipadas

Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 24/10/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Reino Unido

O primeiro-ministro britânico quer que o Reino Unido vá a eleições antes do Natal. Segundo a Sky News, Boris Johnson declarou que vai lançar uma moção para eleições gerais acontecerem em 12 de dezembro, de forma a "resolver o Brexit de uma vez".

O líder do governo britânico vai fazer o pedido aos deputados na Câmara dos Comuns para que a moção seja votada já na próxima segunda. Mas isso não significa que o Reino Unido esteja mesmo a caminho de uma ida às urnas, pois Boris Johnson vai recorrer ao mecanismo da Lei dos Mandatos Parlamentares Fixos, que necessita de uma maioria de dois terços na Câmara dos Comuns para ser aprovada.

Em declarações aos jornalistas, Boris Johnson garantiu agir sobre as preocupações dos deputados de terem tido pouco tempo para analisar o acordo de saída com a União Europeia. "Vamos dar todo o tempo que quiserem, desde agora até à dissolução do parlamento para escrutinar", disse. "Tivemos três anos, fomos razoáveis. Se querem mais tempo, podem ter, mas então temos todos de concordar em ir para a eleições em 12 de dezembro", acrescentou. A data escolhida é a mesma em que os líderes dos 27 se vão reunir em Bruxelas da próxima vez.

Segundo Boris Johnson, ele já governa "há muito tempo" sem maioria. "Está na altura, francamente, de a oposição ganhar coragem para se submeterem ao julgamento do nosso chefe coletivo - o povo", atirou.

O governo já propôs eleições legislativas antecipadas por duas vezes, em setembro, mas foi bloqueado pela oposição, por não ter os votos necessários (434) para avançar.

Campo obrigatório