Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estado Islâmico já terá um novo líder: Qardash, o 'Destruidor'

O ex-membro das forças de Saddam Hussein estava sendo preparado por al-Baghdadi para lhe suceder e era ele quem comandava as operações diárias do grupo

Notícias ao Minuto Brasil

08:45 - 29/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estado Islâmico

Depois de Abu Bakr al-Baghdadi ter morrido em uma operação das forças especiais norte-americanas este sábado, o Estado Islâmico já tem um novo líder. O New York Post revelou que se trata de Abdullah Qardash, um ex-oficial das forças de Saddam Hussein e que é conhecido como ‘Destruidor’, mas também como por ‘Professor’.

Ambos os apelidos podem ser justificados. Qardash é descrito como sendo cruel, autoritário e muito respeitado entre os membros do Estados Islâmico, mas também visto como um estrategista. Era ele quem comandava e planejava as operações diárias do grupo terrorista.

"Baghdadi era um testa-de-ferro. Não estava envolvido nas operações no dia-a-dia. Tudo o que Baghdadi dizia era sim ou não. Nenhum planejamento”, afirmou um analista à Newsweek.

Nos últimos anos, al-Baghdadi foi dando cada vez mais poder a Qardash e “tentava prepará-lo para liderar o Estado Islâmico no futuro”, disse Fadhel Abo Ragheef, um ex-analista de segurança do governo iraquiano, em declarações ao The Times em agosto. Algo que teria se concretizado agora.

Campo obrigatório