Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Parlamento mantém data das eleições britânicas a 12 de dezembro

A dissolução do parlamento deverá ocorrer no final do dia de 06 de novembro, pois tem de ocorrer 25 dias úteis, equivalente a cinco semanas, antes da data das eleições, para decorrer a campanha eleitoral

Parlamento mantém data das eleições britânicas a 12 de dezembro
Notícias ao Minuto Brasil

20:30 - 29/10/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Brexit

O parlamento britânico aprovou hoje a realização de eleições legislativas antecipadas para 12 de dezembro, chumbando a proposta de partidos da oposição para alterar a data e confirmando a do governo do primeiro-ministro, Boris Johnson. A emenda tinha sido proposta pelo partido Trabalhista e pelos Liberais Democratas, sugerindo que as eleições se realizassem numa segunda-feira em vez de uma quinta-feira, dia da semana em que as eleições se têm tradicionalmente realizado no Reino Unido desde 1935.

Porém a proposta foi derrotada por 315 votos contra e 295 votos a favor.

A votação deverá passar sem dificuldades, permitindo assim a passagem do texto para a Câmara dos Lordes e depois a promulgação nos próximos dias.

A dissolução do parlamento deverá ocorrer no final do dia de 06 de novembro, pois tem de ocorrer 25 dias úteis, equivalente a cinco semanas, antes da data das eleições, para decorrer a campanha eleitoral.

Em vez de procurar uma viabilização no âmbito da atual legislação dos mandatos fixos, o que exige o apoio de dois terços dos deputados (434 votos), o governo procurou eleições antecipadas através de uma proposta de lei, que necessita apenas de uma maioria simples para passar.

Para convencer os partidos da oposição, de cujo apoio continua a precisar porque não tem maioria parlamentar, o governo britânico confirmou na segunda-feira que aceitava o prolongamento do processo do 'Brexit' oferecido pela União Europeia (UE) até 31 de janeiro.

O ministro dos assuntos parlamentares, Jacob Rees-Mogg, respondeu também aos anseios dos Liberais Democratas e Partido Nacionalista Escocês (SNP) e garantiu que vai manter suspensa a legislação para ratificar o acordo de saída do Reino Unido da UE até depois das eleições.

Campo obrigatório