Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA criticam retomada de enriquecimento de urânio no Irã

Hassan Rouhani, anunciou que seu país iria acionar as centrífugas da instalação em Fordow

EUA criticam retomada de enriquecimento de urânio no Irã
Notícias ao Minuto Brasil

08:50 - 06/11/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tensão

O governo dos Estados Unidos (EUA) criticou a decisão do Irã de retomar o enriquecimento de urânio em um complexo nuclear na região central do país. O lado americano considera a decisão um grande passo na direção errada.

Nessa terça-feira (5), o presidente iraniano, Hassan Rouhani, anunciou que seu país iria acionar as centrífugas da instalação em Fordow, quebrando o acordo nuclear firmado com potências mundiais em 2015.

A porta-voz do Departamento de Estado americano, Morgan Ortagus, divulgou uma declaração após o anúncio de Rouhani.

Segundo ela, os Estados Unidos deixaram claro que a expansão iraniana das atividades de enriquecimento de urânio é um grande passo na direção errada, indo contra suas obrigações no pacto nuclear.

A porta-voz disse ainda que Washington continuará a impor o máximo de pressão ao regime até que ele abandone esse comportamento, que causa instabilidade.

Na segunda-feira (4), o governo Trump declarou que iria impor sanções econômicas a nove indivíduos próximos ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.

A data marcava 40 anos desde a ocupação da embaixada americana em Teerã por estudantes.

Observadores afirmam que o governo americano está impondo pressão máxima sobre o Irã, na tentativa de forçar o país a voltar à mesa de negociações para a criação de um novo acordo nuclear que substitua aquele firmado em 2015. Até o momento, Teerã se negou a negociar com Washington.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório