Congresso anuncia audiências públicas para destituição de Trump

Os Democratas na Câmara de Representantes do Congresso dos EUA anunciaram hoje que vão proceder às primeiras audiências públicas do inquérito para a destituição de Donald Trump, na próxima semana.

© .

©

Mundo Donald Trump 06/11/19 POR Notícias ao Minuto


A Câmara de Representantes aprovou na semana passada a fase pública do inquérito para a destituição de Donald Trump, acusado de abuso de poder no exercício do cargo, por ter pressionado o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, a investigar as atividades junto de uma empresa ucraniana do filho de Joe Biden, ex-vice-Presidente e atual adversário político do Presidente norte-americano.

PUB

Hoje, Adam Schiff, representante Democrata, usou a sua conta no Twitter para anunciar que três funcionários do Departamento de Estado testemunharão nas primeiras audiências públicas do inquérito, na próxima semana, nos dias 13 e 15.

Schiff, disse que para as primeiras audiências serão convocados William Taylor, o principal diplomata norte-americano na Ucrânia, George Kent, diplomata de carreira, e Marie Yovanovitch, ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia, demitida por Donald Trump no passado mês de maio.

Estas três testemunhas já tinham falado em privado com os membros da comissão de inquérito, mas comparecerão agora para sessões públicas, para relatar o seu conhecimento sobre as relações diplomáticas entre os EUA e a Ucrânia e sobre as alegadas pressões de Donald Trump sobre o Governo ucraniano.

A testemunha mais relevante para as intenções do Partido Democrata deverá ser William Taylor, que já confessou, em privado, ter percebido a existência de uma condição de troca essencial ('quid pro quo') entre o fornecimento de ajuda financeira ao exército ucraniano e a instrução de investigações ao filho de Joe Biden.

Este 'quid pro quo' é o argumento utilizado pelos Democratas na Câmara de Representantes para pedir a destituição do Presidente, considerando que essa pressão se adequa ao quadro de "crimes e delitos graves" que a Constituição considera serem razão suficiente para o processo de 'impeachment'.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Galpão com 100 mil toneladas de soja rompe por causa das chuvas no RS

fama JULIANE-ALMEIDA Há 19 Horas

Ex-morena do É o Tchan perde campeonato de fisiculturismo: 'Disseram que meus glúteos eram falsos'

fama WILL-SMITH Há 21 Horas

Depois de tapa no Oscar, Chris Rock e Will Smith fizeram as pazes, diz amigo

fama PRÍNCIPE-WILLIAM Há 22 Horas

Príncipe William atualiza estado de saúde de Kate Middleton: 'Ela está bem'

fama FELIPE-BRONZE Há 23 Horas

Chef Felipe Bronze é agredido em assalto no RJ

brasil Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

brasil Vídeo Há 11 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

esporte Al-Hilal Há 21 Horas

Neymar leva filha Mavie ao estádio e vê Al-Hilal ser campeão invicto do Saudita

fama JULIANA-DIDONE Há 22 Horas

Juliana Didone faz vídeo tomando banho em tentativa de homenagear RS, mas apaga: 'Que mico'

fama LÚCIO-MAURO FILHO Há 20 Horas

Lucio Mauro Filho se emociona com homenagem às mães de Marcos Mion no Caldeirão