Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

8 de novembro : aniversário de Herson Capri

Confira alguns momentos marcantes deste dia!

8 de novembro : aniversário de Herson Capri
Notícias ao Minuto Brasil

00:00 - 08/11/19 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Retrospectiva

8 de novembro é o 312.º dia do ano no calendário gregoriano (313.º em anos bissextos). Neste dia nasceu o ator Herson Capri, a atriz americana Tara Reid, o escritor Bram Stoker e o cantor e compositor Serguei.

Foi no dia 8 de novembro de 1934, aos 55 anos, que faleceu o médico e cientista brasileiro Carlos Chagas. Ele foi um biólogo, médico sanitarista, cientista e bacteriologista, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo nome foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia. Foi diversas vezes laureado com prêmios de instituições do mundo inteiro, sendo as principais como membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris. Também trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas, além de ter sido o segundo diretor do Instituto Oswaldo Cruz. Morreu de infarto do miocárdio, no Rio de Janeiro.

O dia também ficou marcado quando, em 2013, o tufão Haiyan, um dos ciclones tropicais mais fortes já registrados, atinge a região de Visayas, nas Filipinas. A tempestade deixa pelo menos 6 340 pessoas mortas com mais de 1 000 ainda desaparecidas.

Notícias ao Minuto

Nascimentos: artes

1951- Herson Capri, ator brasileiro.

1975 - Tara Reid, atriz estadunidense. (Foto)

Notícias ao Minuto

Nascimentos: personalidades e figuras importantes

1847 - Bram Stoker, escritor irlandês (m. 1912).

1933 - Serguei, cantor e compositor brasileiro (m. 2019). (Foto)

1980 - Luis Fabiano, futebolista brasileiro.

Mortes:

1934 - Carlos Chagas, médico e cientista brasileiro (n. 1879).

Acontecimentos históricos:

1793 — Primeira abertura do Louvre ao público como museu.

1892 — Começa a Greve geral de 1892 em Nova Orleans, unindo sindicalistas americanos negros e brancos em uma ação bem-sucedida de greve geral de quatro dias pela primeira vez.

1895 - Enquanto experimenta a eletricidade, Wilhelm Conrad Röntgen descobre o raio-X.

2013 — O tufão Haiyan, um dos ciclones tropicais mais fortes já registrados, atinge a região de Visayas, nas Filipinas; a tempestade deixa pelo menos 6 340 pessoas mortas com mais de 1 000 ainda desaparecidas.

Feriados e eventos:

Dia Mundial do Urbanismo

Dia Feliz - Comemorado em diversos locais e países.

Fonte: Wikipedia

Campo obrigatório