Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Principais erros de quem treina e faz dieta

Especialista conta quais os cuidados que se deve tomar para quem quer emagrecer e tonificar o corpo com saúde

Principais erros de quem treina e faz dieta
Notícias ao Minuto Brasil

21:47 - 23/06/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Academia

Assim que uma pessoa se compromete a praticar exercício físico mais vezes e a ter uma alimentação regrada, alguns erros são comuns – mas podem ser evitados. Ao ‘Daily Mail’, o especialista Rich Sturla lista os principais.

Erros na hora do exercício físico:

1. Medo de ficar ‘grande’ por levantar pesos

– está provado que os exercícios à base de levantamento de peso aumentam a massa muscular. Mas, no caso das mulheres, não faz com que pareçam grandes. Estes exercícios tonificam o corpo sem, necessariamente, aumentarem o volume dos músculos.

2. Exagerar nos exercícios cardiovasculares e na corrida para perder peso

– que o cardio é um aliado do gasto calórico, todos sabem, mas abusar nos exercícios cardiovasculares, aeróbicos ou com base na corrida pode ser prejudicial. Isso porque o corpo precisa trabalhar os músculos e não só perder calorias. Além disso, focar apenas na corrida vai fazer com que se gaste a massa gorda e também a magra, ou seja, a massa muscular.

3. Adotar um plano de treino confuso

quem tudo quer, tudo perde. E no caso do exercício físico, quem tudo faz, nada consegue. Para

Rich Sturla, os planos de treino que misturam tudo e mais um pouco não permitem que se consiga os resultados pretendidos, uma vez que uns exercícios vão anular os efeitos dos outros. Todos os principiantes no mundo do fitness devem aconselhar-se primeiro com um profissional.

Erros mais comuns nas dietas:

1. Recorrer a comprimidos de emagrecimento

– os comprimidos para emagrecer até podem ajudar a perder uns quilos extra, mas, sem a prática de exercício físico regular, os efeitos serão prejudiciais à saúde, alerta o especialista.

2. Não comer a quantidade recomendada de proteína

– se o objetivo é ter um corpo tonificado e saudável, é importante que seja respeitado o consumo diário de proteína, nutriente essencial para a ‘saúde muscular’. A dose depende de pessoa para pessoa e deve ser recomendada por um nutricionista.

3. Ter uma relação amor/ódio com os carboidratos

– das duas, uma: ou não são consumidos da forma mais correta ou são banidos por completo da alimentação. Embora sejam o combustível do organismo, os carboidratos

são vistos ainda com muito ceticismo pelas pessoas que fazem dieta. Para Sturla, eles devem ser ingeridos em quantidades moderadas e nas opções mais saudáveis, como é o caso dos integrais.

Campo obrigatório