Manifestação contra governo da Geórgia junta 20 mil pessoas

Os manifestantes surgiram com bandeiras da Geórgia e da Europa, além de uma faixa gigante com a frase "Todos contra Um"

© .

Mundo Geórgia 17/11/19 POR Notícias Ao Minuto

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se hoje na capital Geórgia, Tbilisi, depois de ter sido rejeitada pela maioria parlamentar uma reforma do sistema eleitoral, a qual tinha sido prometida para pôr fim a anteriores protestos.Mais de 20.000 manifestantes reuniram-se em frente ao parlamento em Tbilisi, capital daquele país do Cáucaso, naquela que foi considerada a maior manifestação da oposição nos últimos anos, segundo jornalistas da Agência France Presse (AFP).

PUB

Os manifestantes surgiram com bandeiras da Geórgia e da Europa, além de uma faixa gigante com a frase "Todos contra Um", endereçada a Bidzina Ivanichvili, líder do partido maioritário "Sonho Georgiano".

Mediante a pressão dos manifestantes de rua em junho último, o poderoso oligarca Bidzina Ivanichvili prometeu abolir o sistema de votação misto para as eleições legislativas de outubro de 2020 e introduzir votação proporcional.

Contudo, a promessa de reforma foi rejeitada, motivando protestos dos partidos da oposição, que acusam Ivanichvili de orquestrar o fracasso do projeto de lei, alegando que o partido no poder utiliza indevidamente o atual sistema eleitoral para retirar benefícios políticos.

"Exigimos que o governo renuncie, que um governo provisório seja nomeado e que eleições parlamentares antecipadas sejam realizadas com um sistema proporcional", declarou à AFP Nika Melia, uma das líderes do principal partido de oposição na Geórgia - Movimento Nacional Unido.

"Pedimos também a libertação de prisioneiros políticos", acrescentou Melia, que chegou a estar em prisão domiciliária devido à sua participação nos protestos antigovernamentais do verão. Os manifestantes trancaram as portas do parlamento com cadeados, dizendo que nenhum parlamentar teria permissão para entrar. Em comunicado, o Ministério do Interior alertou que "tentativas de agredir ou bloquear prédios administrativos serão imediatamente impedidas".

Nas imagens transmitidas pelo canal de televisão pró-oposição Mtavari TV, muitos policias foram vistos no interior do Parlamento.

O protesto antigovernamental de hoje foi precedido por outra manifestação da oposição nesta semana.

Impulsionado pelo homem mais rico da Geórgia, o partido "Sonho Georgiano" está no poder desde 2012, mas sua popularidade caiu acentuadamente nos últimos meses, num quadro de estagnação econômica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 14 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 16 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 16 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 12 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

fama Kim Kardashian Há 12 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Viral Há 15 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Rafa Kalimann Há 15 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"