Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Boko Haram mata 11 que "fugiram a recrutamento forçado"

Na quarta-feira (01), combatentes do movimento radical nigeriano Boko Haram mataram pelo menos 145 pessoas em três aldeias do estado de Borno

Boko Haram mata 11 que "fugiram a recrutamento forçado"
Notícias ao Minuto Brasil

11:57 - 03/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nigéria

Supostos militantes do Boko Haram executaram hoje (03) 11 homens escolhidos porta a porta em uma localidade do nordeste da Nigéria, por terem "recusado juntar-se às suas fileiras", declararam dois habitantes à agência 'France Presse'.

"Os combatentes do Boko Haram mataram 11 pessoas na nossa aldeia" de Miringa, no estado de Borno, que "tinham fugido da localidade de Gwargware, no estado (vizinho) de Yobe, (...) depois do Boko Haram ter tentado recrutá-los à força", declarou à AFP Isa Mshelia, um aldeão.

A história foi confirmada por um outro habitante, Baballe Mohammed, que revelou que os homens armados chegaram à aldeia cerca das 01h30 (horário local). Segundo Baballe Mohammed, 13 homens foram levados para uma zona de oração fora da localidade para serem executados, mas dois conseguiram fugir.

As vítimas "eram todas residentes da aldeia de Gwargware... que fugiram para Miringa há alguns meses para escaparem ao recrutamento forçado do Boko Haram", disse ainda.

Na quarta-feira (01), combatentes do movimento radical nigeriano Boko Haram mataram pelo menos 145 pessoas em três aldeias do estado de Borno, disparando sobre fiéis muçulmanos durante o mês sagrado do Ramadã, no mais sangrento dia de ataques desde a chegada ao poder do novo presidente Muhammadu Buhari.

O Boko Haram pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul de maioria cristã.

Campo obrigatório