Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dois mortos e 1.400 desalojados após passagem de ciclone em Madagascar

Ainda são esperadas chuvas e rajadas fortes até amanhã, dia em que o departamento meteorológico da região acredita que o ciclone deverá terminar

Dois mortos e 1.400 desalojados após passagem de ciclone em Madagascar
Notícias ao Minuto Brasil

16:15 - 10/12/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Madagascar

As autoridades anunciaram hoje que a passagem do ciclone Belna pelo noroeste de Madagascar deixou dois mortos, três feridos e 1.400 pessoas desalojadas, naquela que foi a primeira tempestade tropical da época. O ciclone atingiu a cidade costeira de Soalala, onde as casas de mais de 1.400 habitantes foram destruídas, danificadas ou alagadas, de acordo com o coronel Elack Olivier Andriakaja, do gabinete nacional de gestão de catástrofes.

O responsável desmentiu os relatos que apontavam para nove mortos.

Os desalojados foram temporariamente abrigados em escolas, mesquitas e gabinetes governamentais locais, e Andriakaja afirmou que eles precisam de comida.

Também edifícios estatais e várias estradas foram danificadas pelo ciclone.

Responsáveis citados pela Associated Press garantiram que várias provisões alimentares serão enviadas por mar até Soalala.

O primeiro-ministro malgaxe, Christian Ntsay, irá até à região para analisar os danos.

Um deputado parlamentar eleito por Soalala contou que os ventos retiraram os telhados de 80% das casas da cidade, tendo acrescentado que a água continua subindo pela cidade.

A classificação do Belna foi reduzida para tempestade tropical e neste momento dirige-se para sul da principal ilha do arquipélago.

Ainda assim, são esperadas chuvas e rajadas fortes até quarta-feira, dia em que o departamento meteorológico da região acredita que o ciclone deverá terminar.

Campo obrigatório