Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Localizado avião chileno que ia para a Antártida

As equipas de busca já localizaram o avião chileno que tinha desaparecido quando se dirigia para a Antártida e restos mortais de algumas das 38 pessoas que se encontravam a bordo, anunciaram hoje fontes oficiais chilenas.

Localizado avião chileno que ia para a Antártida
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 12/12/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo tragédia aérea

As equipes de busca já localizaram o avião chileno que tinha desaparecido quando se dirigia para a Antártida, bem como os restos mortais de algumas das 38 pessoas que se encontravam a bordo, anunciaram hoje fontes oficiais chilenas. O general da Força Aérea Arturo Merino afirmou, durante uma coletiva de imprensa, que, baseado no estado dos restos mortais, acreditava que seria "praticamente impossível" encontrar alguém vivo na água dos mares deste continente.

Uma equipe internacional de busca e salvamento continua trabalhando no local, enquanto agentes em terra vão fazer a análise do DNA para identificarem as vítimas da queda do avião.

"Partes de corpos humanos, que são muito provavelmente de passageiros, foram encontradas juntamente com vários destroços do avião", disse Merino, que acrescentou: "Sinto imensa pena por esta perda de vidas".

O avião C-130 Hercules, de transporte militar, partiu no início da tarde de segunda-feira da base de Punta Arenas, no extremo sul do Chile, para um voo de manutenção regular destinado a uma base na Antártida. O contato com o  rádio foi perdido 70 minutos depois.

Depois da meia-noite, a Força Aérea declarou a aeronave como perdida. Só na quarta-feira é que um avião que pesquisava os mares da Antártida encontrou uns destroços que se pensou serem do avião desaparecido.

A equipe de busca encontrou os destroços a cerca de 30 quilômetros do local onde os pilotos fizeram o último contato com a torre de controle, afirmaram outras fontes, especificando que a busca chegou a ser feita a profundidades de quatro mil metros.

O ministro da Defesa do Chile já expressou a sua gratidão pela ajuda recebida, que incluiu 23 aeronaves e dezenas de navios enviados por Argentina, Brasil, EUA, Reino Unido e Uruguai, que se juntaram aos meios chilenos.

Campo obrigatório