Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Eleições no Reino Unido: projeções dão maioria a Boris Johnson

Esta foi a terceira vez em menos de cinco anos que os eleitores britânicos foram chamados a votar.

Eleições no Reino Unido: projeções dão maioria a Boris Johnson
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 12/12/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Reino Unido

Foram cerca de 46 milhões de britânicos chamados a votar até às 22h numas legislativas antecipadas convocadas pelo governo para tentar desbloquear o impasse criado no parlamento sobre o processo de saída do país da União Europeia (UE).

Os resultados só deverão ser conhecidos de madrugada e quando todos os votos estiverem contados. O partido vencedor necessita de 326 assentos para ter uma maioria parlamentar, sem precisar do apoio dos partidos menores.

Acompanhe ao Minuto:

22h20 - Bercow comenta os resultados na Sky News reage à vitória antecipada dos Conservadores dizendo: "Se isto estiver correto é uma vitória fenomenal para o Partido Conservador e Boris Johnson deverá obviamente sentir que a aposta que fez [de pedir eleições antecipadas] está validada".

22h10 - O líder dos Trabalhistas, Jeremy Corbyn, já reagiu aos primeiros resultados - que se revelaram uma perda significativa para o seu partido - passam de 262 lugares para 191. Na rede social Twitter Corbyn agradeceu a todos os membros do partido e eleitores que votaram no Labour.

22h05 - Ao todo, concorreram 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escocia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).

22h - Urnas já fecharam. Projeções dão maioria absoluta a Conservadores com 368 mandatos.

As primeiras sondagens (da Ipsos MORI lançadas a Sky News, BBC e ITV News) dão conta de:

  • Partido Conservador - 368
  • Partido Trabalhista - 191
  • Partido Nacionalista Escocês - 55
  • Liberais Democratas - 13
  • Partido do Brexit - 0
  • Verdes - 1
  • Outros - 22

21h40 -  O antigo speaker da Casa dos Comuns, John Bercow, está comentando a noite de eleições na Sky News. Segundo o homem que ficou conhecido por tentar manter a "oooorder" no parlamento, o resultado das projeções deverá ser um indicador-chave se haverá uma maioria ou um parlamento repartido. "As sondagens em quatro das últimas cinco ocasiões esteve correta", disse.

21h35 - Em Liverpool há relatos de que vários boletins de votos foram cancelados. Foram dados os boletins de voto errados a pelo menos 48 pessoas. Segundo a BBC, os boletins de voto do círculo de Wavertree foram entregues aos habitantes de Riverside. A autarquia já confirmou que os votos incorretos serão descontados e será feita uma revisão - tentando contatar os visados para votar novamente.

21h30 - Falta meia-hora para as urnas fecharem. As primeiras projeções serão divulgadas pelos meios de comunicação britânicos às 22h.

Os líderes dos principais partidos britânicos votaram logo de manhã nas eleições -  as terceiras num espaço de cinco anos no Reino Unido - consideradas "as mais importantes numa geração". Uma das queixas mais recorrentes, partilhadas nas redes sociais ao longo do dia, foram as filas para votar como dizem nunca ter visto antes.

Os primeiros-ministros costumam votar em si próprios no círculo eleitoral que representam, mas Boris Johnson optou por votar na circunscrição de Cities of London and Westminster, onde fica a residência oficial, Downing Street. O líder trabalhista, Jeremy Corbyn, votou na sua circunscrição de Islington, no norte de Londres, onde foi recebido por um pequeno grupo de apoiadores e também por uma mulher manifestante vestida como a personagem Elmo, da Rua Sésamo, que foi impedida pelos seguranças de se aproximar do candidato quando entrava na assembleia de voto.

Esta é a primeira eleição em dezembro desde 1923 e a primeira no inverno desde 1974. Houve quem tenha votado por correspondência, cujos boletins já foram enviados há várias semanas.

A votos vão os 650 assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico, aos quais concorrem 3.322 candidatos, dos quais 1.124 mulheres, tendo os partidos Conservador (635), Trabalhista (631), Liberal Democrata (611), Verde (498) e Partido do Brexit (275) concorrido no maior número de circunscrições a nível nacional. 

Campo obrigatório