Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nova Zelândia. 75 minutos de buscas sem sucesso em águas contaminadas

Oito elementos das autoridades foram este domingo à ilha de White Island para tentar recuperar os dois corpos que ainda estão desaparecidos

Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 15/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vulcão White Island

Balanço oficial de mortes é de 18, incluindo os dois turistas que ainda não foram encontrados. Polícia continua operações de busca para devolver corpos às famílias, mas em terreno muito perigoso.

Oito elementos das autoridades foram este domingo à ilha de White Island para tentar recuperar os dois corpos que ainda estão desaparecidos mas sem sucesso.

A operação demorou 75 minutos e estava centrada numa zona do mar perto da ilha onde as autoridades acreditam que possa estar, pelo menos, um dos cadáveres. Os mergulhadores, relata a Reuters, enfrentam águas contaminadas com visibilidade muito reduzida.

"Toda a gente foi lá com muita vontade de encontrar de encontrar os corpos e devolvê-los às famílias", indicou o comissário da polícia neozelandesa Mike Clement.

Na passada sexta-feira, uma equipa militar de salvamento conseguiu recuperar os corpos de seis vítimas mortais, para os devolver aos seus entes queridos, numa missão que envolve grande risco para os elementos envolvidos.

O número de mortos em resultado da erupção do vulcão de White Island, conhecido também pelo seu nome maori Whakaari, situa-se oficialmente nos 16, incluindo a pessoa ferida que acabou por morrer este domingo num hospital australiano. Alguns meios avançam com 18 mortos, por incluírem já as duas vítimas que continuam desaparecidas e cujos corpos estão a ser procurados.

As autoridades repetem, porém, que o número de mortos poderá ser revisto em alta, uma vez que vinte e seis pessoas continuam hospitalizadas na Nova Zelândia e na Austrália, muitas delas em condição descrita pelos médicos como "crítica".

Estavam 47 pessoas na White Island quando o vulcão entrou em erupção, no dia 9 de dezembro, de forma quase "instantânea", como indicaram alguns especialistas. A explosão lançou rochas e uma grande quantidade de cinzas sobre toda a ilha, transformando o local num sítio inacessível em pouco tempo.

Das 47 pessoas na ilha, com idades entre os 13 e 72 anos, 24 eram da Austrália, nove dos Estados Unidos, cinco da Nova Zelândia, quatro da Alemanha, dois da China, dois do Reino Unido e um da Malásia.

Campo obrigatório