Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alemanha proibe 'terapias de conversão' para homossexuais

A nova legislação impede a prática de terapias de 'reorientação sexual' em menores e pessoas com "capacidades reduzidas de tomada de decisão".

Alemanha proibe 'terapias de conversão' para homossexuais
Notícias ao Minuto Brasil

21:15 - 18/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo terapia de conversão

A Alemanha proibiu a prática de terapias de 'reorientação sexual' ou de 'conversão' para homossexuais com menos de 18 anos ou para adultos que sofram de "capacidades reduzidas de tomada de decisão".

De acordo com a BBC, esta nova lei tem como objetivo travar empresas ou grupos que oferecem serviços que alegam mudar a orientação sexual de qualquer indivíduo. A publicidade destas terapias também se torna agora ilegal. 

O descumprimento desta lei tem como consequência uma multa que pode ir até aos 30 mil euros e ainda uma pena de prisão que pode chegar a até um ano. 

Muitas destas terapias são consideradas retrógradas aos olhos da medicina, considerando que algumas ainda recorrem à terapia de choques elétricos ou a injeções de testosterona que podem provocar sérios problemas de saúde aos alegados pacientes. 

Estima-se que na Alemanha haja mais de mil pessoas a serem submetidas por ano a estas terapias. O ministro da Saúde, Jens Spahn, explicou que esta lei também tem como objetivo promover a noção de que a homossexualidade "não é uma doença", cita ainda a BBC. 

Em março do ano passado o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que condena estas terapias, incitando os estados membros a proibirem estas práticas. 

Campo obrigatório