Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Austrália registra incêndios em vários estados

Uma nova onda de calor fez subir os termômetros de todos os estados australianos até aos 40 graus Celsius

Austrália registra incêndios em vários estados
Notícias ao Minuto Brasil

12:10 - 30/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Clima

Durante esta segunda-feira, um bombeiro morreu e várias casas queimaram durante os incêndios que assolam a Austrália. Uma nova onda de calor fez subir os termômetros de todos os estados australianos até aos 40 graus Celsius e são previstas condições meteorológicas mais extremas na véspera de ano novo.

Um bombeiro voluntário australiano morreu hoje (30) depois que o caminhão em que seguia ter capotado quando foi atingido por fortes rajadas de vento. Outros dois bombeiros sofreram queimaduras devido ao acidente.

Os bombeiros preparam-se para ventos fortes que, em alguns locais, podem atingir os 120 quilômetros por hora.

O estado australiano mais afetado pelos incêndios foi Victoria, com algumas áreas evacuadas e várias propriedades queimadas. Durante o dia, havia registo de 11 avisos de incêndio de emergência locais, com alertas para condições ainda mais extremas durante a noite.No total, 10 pessoas já morreram durante os incêndios que ocorrem desde setembro. A área afetada estende-se por mais de 4,6 bilhões de hectares.

Em Victoria, a região mais afetada pelas chamas foi a zona leste de Gippsland, uma região costeira muito popular como destino de passagem de ano. Cerca de 30 mil residentes e turistas foram obrigados a abandonar a região.

Com os intensos incêndios, algumas regiões australianas cancelaram o uso de fogo de artifício na véspera de ano novo.

No entanto, as autoridades afirmam que o espetáculo pirotécnico de Sidney – um dos mais icônicos do mundo – não vai ser cancelado, apesar das críticas.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, defende que um cancelamento iria provocar enormes prejuízos. 

Voluntários tentam salvar os animais que estão ameaçados pelas chamas.

A Austrália é a casa de uma variedade de espécies de animais, incluindo cangurus, coalas e gambás. Apesar de não existir um número exato de animais mortos, as autoridades temem que 30% da população de coalas tenha morrido durante os incêndios.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório