Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Campanha de Trump supera Democratas na angariação de donativos

Trump conseguiu superar em quase 10 milhões de dólares o candidato presidencial do Partido Democrata.

Campanha de Trump supera Democratas na angariação de donativos
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 02/01/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo EUA

A equipe para a reeleição do Presidente dos EUA Donald Trump, anunciou hoje que angariou 46 milhões de dólares de donativos no último trimestre de 2019, superando os valores dos candidatos Democratas.Apesar de estar sujeito a um processo de impeachment por abuso de poder e obstrução ao Congresso, Donald Trump conseguiu superar em quase 10 milhões de dólares o candidato presidencial do Partido Democrata que mais dinheiro anunciou ter arrecadado nos últimos três meses: o senador Bernie Sanders, que angariou 34,5 milhões de dólares.

A diferença de números é ainda mais evidente tendo em conta que os outros dois candidatos Democratas que anunciaram os valores dos donativos - Pete Buttigieg e Andrew Yang - receberam apenas 24,7 milhões de dólares e 16,5 milhões de dólares, respectivamente.

Trump já conseguiu um total de 143 milhões de dólares para a sua campanha de reeleição, ao longo de 2019, e a sua equipe garante que o Presidente dispõe de 102,7 milhões de dólares em dinheiro vivo para cobrir as despesas eleitorais.

Os donativos foram dados diretamente ao candidato e não passaram pelo Partido Republicano, que o apoia.

"Este é o valor mais alto que uma candidatura alguma vez angariou numa campanha de reeleição. Os cidadãos dos EUA estão enviando uma mensagem clara aos Democratas: basta!", pode se ler em uma entrada da conta oficial da campanha do Presidente na rede social Twitter, referindo-se ao inquérito de 'impeachment' que os Democratas da Câmara de Representantes conduzem.

Os Democratas conseguiram aprovar dois artigos para a destituição do Presidente, acusando-o de abuso de poder e de obstrução ao Congresso, num caso que envolve pressões ao Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelenskiy, para que investigasse a atividade junto de uma empresa ucraniana do filho de Joe Biden, um rival de Trump.

O processo de 'impeachment' vai agora ser julgado no Senado, onde a maioria republicana deverá impedir o cenário de uma votação de 2/3 aprovando um dos dois artigos, que levaria à saída de Trump do cargo.

Campo obrigatório