Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quase dez mil pacientes afetados por erro hospitalar em análises

A informação incorreta foi providenciada por uma máquina que analisa os níveis de enzimas hepáticas e que estava calibrada de maneira errada desde 2013

Quase dez mil pacientes afetados por erro hospitalar em análises
Notícias ao Minuto Brasil

11:26 - 22/07/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Hong Kong

Quase dez mil pacientes foram afetados por um erro em um hospital de Hong Kong, depois de leituras de enzimas hepáticas terem sido erroneamente interpretadas com base nos níveis normais do sexo oposto, informou hoje (22) a Autoridade Hospitalar.

O caso aconteceu no Hospital Tuen Mun, onde 4.634 homens e 4.809 mulheres foram afetados. O maior dano foi aos homens, já que este grupo corre o risco de não ter recebido o tratamento necessário. As mulheres, no entanto, podem ter sido sujeitas a cuidados extras, o que dificilmente irá prejudicá-las.

A informação incorreta foi providenciada por uma máquina que analisa os níveis de enzimas hepáticas e que estava calibrada de maneira errada, desde que foi instalada em 2013. O erro só foi descoberto no último dia 06 de julho.

Um comitê de investigação vai ser formado para tratar do caso e providenciar recomendações. Tony Ko, da Autoridade Hospitalar, afirmou ser improvável que o problema tenha conduzido a erros de diagnóstico, uma vez que a falha não afetou a leitura final das amostras recolhidas.

Em concreto, a máquina media a fosfatase alcalina. O intervalo normal para homens com idade igual ou superior a 60 anos era de entre 56 e 119, enquanto o das mulheres, na mesma faixa etária, correspondia a entre 53 e 141.

A Autoridade Hospitalar vai rever os casos dos 1.425 pacientes que morreram, a fim de apurar se houve alguma ligação com o erro. Até ao momento, foram revistos 1.065 casos, 236 dos quais tiveram de ser devolvidos ao hospital para mais análises de sangue e cuidados de acompanhamento.

As autoridades hospitalares pediram desculpa aos pacientes afetados.

Campo obrigatório