Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nuvem de fumaça dos incêndios na Austrália atinge Chile e Argentina

As fumaças poderão igualmente atingir o Rio Grande do Sul.

Nuvem de fumaça dos incêndios na Austrália atinge Chile e Argentina
Notícias ao Minuto Brasil

22:45 - 06/01/20 por Lusa

Mundo Austrália

A fumaça dos gigantescos incêndios na Austrália atingiu o Chile e a Argentina após terem percorrido mais de 12.000 quilômetros sobre o Pacífico, anunciaram hoje os serviços meteorológicos dos dois países latino-americanos.

No início do dia, "o Sol registrava tons vermelhos devido a uma nuvem de fumaça proveniente dos incêndios", indicou à agência noticiosa AFP Patricio Urra, um responsável do instituto meteorológico chileno.

A nuvem de fumaça situa-se a 6.000 metros de altitude e não está previsto nenhum fenômeno meteorológico que possa fazê-la descer em direção à superfície da terra, explicou.

Em simultâneo, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) difundiu imagens de satélite que mostram uma nuvem de fumaça "transportada por sistemas das frentes que se deslocam de oeste para leste".

"Que consequências pode ter? Nada de verdadeiramente importante, apenas um Sol um pouco mais avermelhado", indicou o SMN no Twitter.

O serviço meteorológico Metsul, uma referência na região, indicou que as fumaças poderão igualmente atingir o Rio Grande do Sul.

A Austrália enfrenta desde setembro gigantescos incêndios que provocaram pelo menos 24 mortos e devastaram uma superfície equivalente à ilha da Irlanda.

Campo obrigatório