Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Autoridades resgatam quase 20 crianças por ano das rotas de tráfico

As crianças são aliciadas ou entregues a traficantes por familiares para serem vendidas

Autoridades resgatam quase 20 crianças por ano das rotas de tráfico
Notícias ao Minuto Brasil

05:55 - 25/07/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Moçambique

As autoridades de Manica, em Moçambique, resgatam anualmente uma média de 20 crianças nas rotas de tráfico para a África do Sul, onde "são vendidas para trabalho infantil", disse à Agência Lusa fonte oficial.

Marcelo Dias, diretor do Instituto Nacional de Ação Social (INAS), adiantou que dezenas de crianças, entre oito e 15 anos, são recuperadas dos caminhões em que são transportadas, após serem aliciadas ou entregues a traficantes por familiares nos distritos de Mossurize e Machaze (sul de Manica), zonas de habitual fornecimento de trabalhadores para as minas da África do Sul.

"Temos resgatado grupos de 20 crianças por ano a caminho do tráfico, que são trazidas para a creche provincial, redistribuídas para os distritos de origem e reunificadas nas famílias", disse Marcelo Dias, adiantando que o problema está ligado a questões culturais locais que preocupam as autoridades da província.

A maioria das crianças, disse, são traficadas violando a fronteira com a África do Sul e são geralmente provenientes dos distritos do sul de Manica, além de Machanga, província de Sofala, onde há também casos de tráfico de menores.

"Os nossos serviços estão atentos ao tráfico, embora não seja a sua vocação", afirmou Marcelo Dias, acrescentando que estão trabalhando conjuntamente com as autoridades policiais para travar o problema.

Em 2013, a Procuradoria Provincial de Manica associou a intensificação de implantação de seitas e centros de acolhimentos com o aumento de casos de tráfico, sobretudo de crianças, na região, após ter ativado no ano anterior um "alerta vermelho" e iniciado a investigação de várias organizações religiosas.

Um programa da organização internacional Save The Children está financiando uma iniciativa das autoridades judiciais de retirar cerca de cem crianças de centros infantis sem condições mínimas e a sensibilizar as comunidades sobre os perigos de tráfico de menores na cidade de Chimoio e nos distritos de Macossa, Báruè e Sussundenga.

Campo obrigatório