Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA restringem voos para Cuba para cortar receitas do turismo da ilha

O motivo é para reduzir as receitas do turismo da ilha, que Havana usa, diz Washington, para apoiar o regime de Nicolas Maduro na Venezuela.

EUA restringem voos para Cuba para cortar receitas do turismo da ilha
Notícias ao Minuto Brasil

18:45 - 10/01/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Cuba

Os Estados Unidos restringiram drasticamente a partir de hoje os voos entre o seu território e Cuba, para reduzir as receitas do turismo da ilha, que Havana usa, diz Washington, para apoiar o regime de Nicolas Maduro na Venezuela. O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse em comunicado que os voos 'charter' passam a ser autorizados apenas para viajar para a capital de Cuba, Havana, e não para outros aeroportos do país, uma medida já aprovada em 25 de outubro para voos comerciais.

"Hoje, a meu pedido, o Departamento de Transportes dos EUA suspendeu todos os voos públicos entre os Estados Unidos e destinos cubanos que não o Aeroporto Internacional de Havana, até novo aviso", revelou Pompeo, acrescentando que mesmo os voos para Havana serão limitados a "um número apropriado", que não especificou.

"Nove aeroportos cubanos que atualmente recebem voos 'charter' dos EUA serão afetados" pela decisão, anunciou o secretário de Estado, acrescentando que as companhias aéreas têm 60 dias para cessar as operações.

De acordo com Pompeo, esta medida "reduzirá ainda mais a capacidade do regime cubano de se beneficiar das receitas do turismo, que usa para financiar a repressão do povo cubano e dar o seu apoio injustificável ao ditador Nicolas Maduro na Venezuela".

A administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já havia rompido com a política de aproximação do seu antecessor Barack Obama, e vem fortalecendo o embargo econômico a Cuba, em vigor desde 1962, para forçar Havana a renunciar ao seu apoio ao líder venezuelano.

Campo obrigatório