Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kiev insiste na entrega das caixas pretas de avião abatido por Irã

"Exigimos que estas caixas sejam entregues, é deste modo que o Irã vai provar estar disposto a um diálogo aberto", adiantou o ministro ucraniano.

Kiev insiste na entrega das caixas pretas de avião abatido por Irã
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 20/01/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Ucrânia

O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou à Ucrânia para "apresentar desculpas oficiais" e Kiev espera poder "discutir problemas práticos, como a devolução das caixas pretas", indicou à imprensa o chefe da diplomacia ucraniana, Vadym Prystaiko.

"Exigimos que estas caixas nos sejam entregues, é deste modo que o Irã vai provar estar disposto a um diálogo aberto e a uma investigação imparcial", adiantou o ministro ucraniano.

Eslami será recebido à tarde pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou à agência France-Presse a presidência ucraniana.

Na sexta-feira, Prystaiko tinha assegurado que Teerã estava "pronto" para entregar a Kiev as caixas pretas do Boeing ucraniano, mas o Irã recuou.

"Vamos tentar decifrar as caixas pretas no Irã e depois as nossas opções são a Ucrânia e a França. Mas no momento não planejamos enviá-las para outro país", indicou o diretor do gabinete de investigação da organização iraniana da aviação civil, Hassan Rezayifar, segundo a agência iraniana IRNA.

Após três dias de desmentidos, as forças armadas iranianas reconheceram a 11 de janeiro ter abatido "por erro" o Boeing 737 da Ukraine International Airlines alguns minutos depois da sua decolagem em Teerã. Os 176 ocupantes do avião, na maioria iranianos e canadenses, morreram.

No domingo, os corpos das 11 vítimas ucranianas do acidente, entre as quais os nove membros da tripulação, foram repatriados para Kiev.

Campo obrigatório