Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça o significado dos dez sonhos mais comuns

"Sonhou que seus dentes estavam caindo? Então a morte de alguém está próxima”. "Sonhou com a morte de alguém? Então está lhe dando anos de vida"

Conheça o significado dos dez sonhos mais comuns
Notícias ao Minuto Brasil

14:50 - 05/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Dormir

Com certeza que todas as pessoas já ouviram frases semelhantes a estas e todas elas relacionadas com o significado dos sonhos.

Para tentar compreender a veracidade de alguns dos ‘saberes populares’ mais comuns sobre a matéria, o Huffington Post conversou com a psicoterapeuta Carder Stout e revela o verdadeiro significado dos dez sonhos mais comuns.

Gravidez

Mais voltado para as mulheres, sonhar que se está grávida pode indicar “algum tipo de vida nova” chegando, uma espécie de “nova energia interna, novas ideias” que poderão dar espaço a mudanças. “Talvez esteja a se mover para uma direção totalmente nova”, explica Stout.

Ex-companheiro/a

Sonhar com uma determinada pessoa, principalmente com um antigo amor, significa que realmente foi importante e que “representa” algo. Contudo, esta especialista diz que cabe à pessoa tentar compreender em que medida o/a ex-cara-metade continua a ser importante, em especial se já está em um novo romance.

Dentes caindo

Stout diz que este é é o sonho mais comum e que mais interpretações tem em todo o mundo, em parte devido à variedade de culturas. Esta psicoterapeuta associa o sonho com quedas de dentes a “transições na vida”, tal como acontece quando os dentes caem na infância e que representam uma passagem para a adolescência.

A ansiedade pode ser um dos principais causadores deste tipo de sonho, uma vez que espelha a vontade ou receio de enfrentar uma mudança.

Morte

Sonhar com a morte indica que estamos tentando ultrapassar um determinado aspecto da vida, seja uma mudança de emprego ou de casa. Embora seja dos sonhos mais receados, pode ser um dos mais inofensivos e que apenas representa um “movimento”, uma mudança, seja ela positiva ou negativa.

Pesadelos recorrentes

Seja algo que realmente aconteceu ou algo que se sonhou uma vez e ficou na memória, é comum ter pesadelos recorrentes sobre o mesmo assunto. Diz Stout que a mente humana é propícia à “realização de memórias ao invés de se libertar dos traumas que ela mesma cria”.

Sonhar muitas vezes com o mesmo – principalmente quando se trata de um pesadelo – é apenas uma chamada de atenção à falta de importância que se tem dado a determinada situação, explica a especialista. Contudo, é preciso ler as ‘entrelinhas’ do sonho e tentar entener a mensagem que está sendo enviada.

Casos extraconjugais ou traições

Sonhar com um caso extraconjugal é nada mais do que “a pessoa a ser infiel, essencialmente, às suas próprias necessidades”, diz Stout, frisando que este sonho indica que a pessoa está sendo “desonesta com ela própria”.

Animais

Diz a sabedoria popular que sonhar com ratos é sinal de gravidez próxima e que sonhar com cobras é indicativo de morte. Mas tal como a queda de dentes, estes sonhos possuem inúmeras interpretações e sentidos, consoante a cultura de cada nação.

No caso das cobras, indica a especialista, estes animais podem “representar engano, regeneração, poder ou outros elementos mágicos e míticos”.

Escola ou trabalho

Sonhar com a escola ou trabalho – errar, chegar atrasado ou falhar – apenas espelham “o medo de as pessoas verem como realmente somos, o medo de as pessoas conhecerem os aspectos que não queremos que conheçam”.

No que toca aos sonhos com o local de trabalho, estes podem ainda significar algum tipo de “vulnerabilidade” e falta de proteção, em especial nos casos das pessoas que assumem uma postura mais rígida e diferente daquela que habitualmente têm.

Aventuras

Sonhar com aventuras como voar pode significar alguma “infantilidade” ou carência de afeto durante a infância. As pessoas mais impulsivas são as mais propensas a este tipo de sonhos.

Comida

Quando o sonho implica comer em excesso, tal pode indicar que a pessoa é uma ‘workaholic’ (viciada no trabalho) ou com algum tipo de distúrbio alimentar, ou simplesmente em fase de restrição.

Fazer da comida o elemento principal de um sonho indica que há algo que está ‘enchendo’ a mente e que pode ter muita atenção.

Campo obrigatório