Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Parlamento Europeu aprova Acordo de Saída do Brexit

O Parlamento Europeu votou hoje o Acordo de Saída que conclui o longo processo de saída do Reino Unido da União Europeia, iniciado em 2016.

Parlamento Europeu aprova Acordo de Saída do Brexit
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 29/01/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Brexit

O Parlamento Europeu (PE) aprovou o Acordo de Saída do Reino Unido do bloco europeu com 621 votos a favor, 49 votos contra e 13 abstenções. Esta votação dá por concluído o longo processo iniciado em 2016.

A saída efetiva, no entanto, acontecerá no dia 31 de janeiro, à meia-noite (hora de Bruxelas, 20h00 em Brasília).

Conhecidos os sentidos de voto, os eurodeputados entoaram a canção 'Auld Lang Syne', um poema escocês tradicionalmente cantado para receber o Ano Novo, aqui utilizado como o marcador de uma nova fase.

O presidente do PE, David Sassoli, ao concluir os trabalhos do plenário, disse estar "profundamente triste" com o resultado da votação e despediu-se dos eurodeputados britânicos, dizendo que saíram da UE mas que farão sempre parte da Europa.

Antes de terminar, Sassoli lembrou a deputada britânica Jo Cox, assassinada por um terrorista de extrema-direita durante a campanha para o referendo do Brexit, em 2016. O responsável sublinhou que "é maior aquilo que nos une, do que aquilo que nos separa".

o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia foi votado nesta quarta-feira em Bruxelas, naquela que era a última etapa formal para a efetiva consumação do Brexit, que acontecerá dois dias depois, a 31 de janeiro.

Esta votação seguiu-se à aprovação pela Câmara dos Lordes do projeto de lei que formalizava a saída do Reino Unido do bloco europeu, a 23 de janeiro, e consequente promulgação pela rainha Elizabeth II, no mesmo dia.

Faltava apenas a votação, em plenário, em sede de Parlamento Europeu. Para a aprovação do Acordo de Saída era necessária apenas uma maioria simples dos votos expressos.

Campo obrigatório