Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump absolvido do crime de abuso de poder

Foram 48 senadores que votaram culpado e 52 declararam o presidente inocente.

Trump absolvido do crime de abuso de poder
Notícias ao Minuto Brasil

18:45 - 05/02/20 por Noticias ao Minuto

Mundo EUA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, foi absolvido nesta quarta-feira no processo de destituição que decorre no Senado, no primeiro artigo referente ao crime de abuso de poder.

Após cerca de 20 minutos de votação, a maioria Republicana aprovou, como previsto, a absolvição de Trump no âmbito das acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.

Um total de 52 senadores votaram contra a acusação de abuso de poder e 48 a favor, entre os quais o republicano Mitt Romney em rota de colisão com o seu partido.

Trump conseguiu os votos necessários para não ser afastado do cargo devido a abuso de poder no caso em que pediu à Ucrânia para investigar o adversário democrata Joe Biden.

Sem a sombra do impeachment, Trump agora pode se dedicar à campanha de reeleição. Ele será o candidato do Partido Republicano e aguarda a definição de qual será seu rival democrata.

Trump foi o quarto presidente a ser alvo de um processo de impeachment. Nenhum deles foi cassado pelo Congresso. Richard Nixon se demitiu durante o processo, em 1974, antes de ser condenado. Andrew Johnson e Bill Clinton foram absolvidos.

Campo obrigatório