Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Um dos vulcões mais perigosos do mundo entra em atividade

O vulcão Cotopaxi, no Equador, que estava "adormecido" há 140 anos, expeliu hoje uma coluna de fumaça com cinco quilômetros de altura

Um dos vulcões mais perigosos do mundo entra em atividade
Notícias ao Minuto Brasil

06:09 - 15/08/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Equador

As cinzas foram precedidas, durante a madrugada, por duas pequenas explosões na cratera, informou no Twitter o Instituto de Geofísica. A agência de gestão de emergências do Governo do Equador elevou o nível de alerta para amarelo, meio da escala, para as áreas próximas do vulcão. Na capital do país, Quito, começaram os preparativos para distribuição de milhares de máscaras anti-poluição.

O Instituto de Geofísica disse que Cotopaxi é um dos vulcões mais perigosos do mundo por causa da grande quantidade de neve no seu pico e porque as áreas ao seu redor estão densamente povoadas. O vulcão Cotopaxi está localizado a 5.897 metros de altura e localizado a 45 quilômetros ao sul de Quito. A última vez que ele entrou em erupção foi em 1877.

O Ministério do Ambiente cancelou visitas ao local e 15 alpinistas que estavam se preparando para escalar Cotopaxi tiveram seus planos frustrados. As autoridades ainda estão monitorando o vulcão para decidir se dão ordem para evacuação das zonas mais próximas.

Os aeroportos de Quito e da cidade de Cotopaxi permanecem abertos, apesar da nuvem de cinzas, afirmou a direção de aviação civil. Na cidade de Machachi, localizada a 25 quilômetros do vulcão, as pessoas já utilizam máscaras para respirar. Cotopaxi é um dos oito vulcões ativos no Equador.

Campo obrigatório