Meteorologia

  • 31 MAIO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Detidos terroristas de extrema-direita. Um trabalhava na polícia

Operação policial aconteceu na Alemanha, na sexta-feira. Célula terrorista planeava ataques a políticos, refugiados e muçulmanos

Detidos terroristas de extrema-direita. Um trabalhava na polícia
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 16/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Extrema-direita

As autoridades alemãs desmantelaram uma célula terrorista de extrema-direita, esta sexta-feira. Foram detidos doze homens - incluindo um funcionário da polícia -, acusados de formação e apoio a uma rede terrorista de extrema-direita que planejava ataques em grande escala a políticos, refugiados e muçulmanos.

De acordo com o New York Times, estas detenções acontecem numa altura em que a Alemanha luta contra um pico de violência ao mesmo tempo que assiste à infiltração de membros de grupos de extrema-direita nas forças de segurança. As autoridades estão agora a dirigir os seus esforços para ameaças internas, depois de vários anos focadas nas ameaças do terrorismo islâmico.

"Precisamos de estar particularmente atentos e agir de forma decisiva contra esta ameaça", indicou a ministra da Justiça alemã, Christine Lambrecht, que fala numa "ameaça muito preocupante de extremismo e terrorismo de extrema-direita" na Alemanha.

Vários milhares de pessoas manifestaram-se este sábado em Erfurt, capital da Turíngia - território que pertenceu à antiga República Democrática Alemã (RDA) -, para protestar contra a extrema-direita no país. As faixas que traziam diziam "Não queremos o Quarto Reich" ou "Não queremos o poder a qualquer custo".

Recorde-se que, no início de fevereiro, um responsável de um pequeno partido liberal (FDP) foi eleito líder regional da Turíngia com a ajuda da extrema-direita, o que provocou grande agitação na política e na sociedade alemã. Thomas Kemmerich, do partido FDP, demitiu-se do cargo dias depois da sua eleição, devido aos protestos generalizados de vários partidos e organizações.

Campo obrigatório