Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sabia que o café pode ajudar combater o câncer de intestino?

O consumo habitual de café poderia aumentar as possibilidades de sobreviver ao câncer do intestino e proteger os pacientes de "recaídas", segundo um estudo divulgado

Sabia que o café pode ajudar combater o câncer de intestino?
Notícias ao Minuto Brasil

09:41 - 18/08/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um grupo de cientistas descobriu que aqueles pacientes que recebiam tratamento contra o câncer de intestino e que consumiam altas doses de café, quatro ou mais xícaras por dia, tinham cerca de 42% de possibilidades menos de reincidir que aqueles que não consumiam a bebida.

O estudo também mostrou como os pacientes que bebiam café tinham 33% menos possibilidades de morrer de câncer que os demais pacientes.

O médico Charles Fuchs, diretor do Centro de Câncer Gastrointestinal de Boston, nos Estados Unidos, afirmou ter comprovado que "os consumidores de café têm um risco menor de desenvolver câncer, além de que a sobrevivência e as possibilidades de cura aumentam consideravelmente".

Apesar dos resultados do estudo, Fuchs mostrou-se cauteloso com os potenciais benefícios do café como tratamento alternativo para os doentes de câncer de intestino.

"Se bebe café habitualmente e está se tratando de câncer do intestino, não o deixe, mas se não é um consumidor habitual e pergunta-se se deverias começar, primeiro deves consultar o seu médico", declarou o investigador.

Ainda que seja a primeira vez que um estudo relaciona o consumo de café com a redução do risco de recaída, investigações prévias indicaram que a bebida poderia proteger contra vários tipos de tumores malignos, incluindo os melanomas, o câncer de fígado e o de próstata avançado.

Campo obrigatório