Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Peritos japoneses reconhecem "falhas" na quarentena do Diamond Princess

Das 3.711 pessoas que estavam inicialmente a bordo do Diamond Princess, mais de 690 contraíram o vírus e três morreram.

Peritos japoneses reconhecem "falhas" na quarentena do Diamond Princess
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 24/02/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

Autoridades e especialistas de saúde japoneses reconheceram hoje que a quarentena decretada por causa do coronavírus Covid-19 no navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado há várias semanas num porto no Japão, não foi uma situação perfeita.

Apesar de terem admitido que a gestão da situação no cruzeiro não foi perfeita, as autoridades de saúde nipônicas defenderam a decisão do Japão de autorizar o desembarque de cerca de 1.000 passageiros após 14 dias de isolamento.

As autoridades argumentaram que as entidades de saúde japonesas tiveram de enfrentar a gestão de um difícil desafio, uma vez que a situação envolveu um navio gerido por entidades estrangeiras e exigiu negociações internacionais perante a ausência de regras estabelecidas para uma crise desta natureza.

"O navio não foi projetado para ser um hospital. O navio é um navio", afirmou, em Tóquio, o ex-diretor regional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Shigeru Omi, em declarações citadas pela agência norte-americana Associated Press (AP).

"É claro que o isolamento não foi o ideal como seria de esperar que ocorresse num hospital, portanto, na minha opinião, embora o isolamento tenha sido de alguma forma eficaz, como medida de larga escala não foi perfeito", opinou o perito.

Das 3.711 pessoas que estavam inicialmente a bordo do Diamond Princess, mais de 690 contraíram o vírus e três morreram.

Perante as críticas lançadas à gestão da quarentena decretada no navio de cruzeiro, Shigeru Omi, especialista em saúde pública que chefia a Organização de Assistência à Saúde do Japão, afirmou que as medidas adotadas foram as melhores que as autoridades nipônicas podiam ter feito.

Segundo o perito, não era possível testar e realocar todas as pessoas para outros locais para cumprir a quarentena. Alguns médicos especialistas que ajudaram no navio de cruzeiro disseram que a quarentena foi mal gerida.

O Ministério da Saúde informou hoje que dois funcionários governamentais que ajudaram na gestão da situação do Diamond Princess foram diagnosticados com o novo coronavírus e foram hospitalizados, elevando para seis o número de casos de infecção confirmados entre funcionários do governo japonês.

A maioria dos cerca de 1.000 tripulantes permanece a bordo do navio de cruzeiro em quarentena.

Devido à necessidade de manter a operacionalidade do navio e de fornecer os serviços aos passageiros durante o período inicial de quarentena, os tripulantes não puderam ser adequadamente isolados, segundo referiu a AP.

O surto de Covid-19, que teve origem na China, já infectou mais de 79.000 pessoas em todo o mundo, segundo os números das autoridades de saúde dos cerca de 30 países afetados.

Depois da China, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Itália e Irã são os países e territórios com mais casos de infecção.

A OMS avisou hoje que o mundo tem de se preparar para uma "eventual pandemia" do novo coronavírus, considerando "muito preocupante" o "aumento repentino" de casos em Itália, Coreia do Sul e Irã.

"Devemos nos concentrar na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia", disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa coletiva de imprensa em Genebra (Suíça).

Campo obrigatório