Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Netanyahu não consegue maioria parlamentar para formar governo

Perante uma oposição igualmente dividida, Israel entra de novo numa situação de impasse político.

Netanyahu não consegue maioria parlamentar para formar governo
Notícias ao Minuto Brasil

23:00 - 05/03/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Israel

Os resultados finais das eleições em Israel confirmaram que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ficou de novo aquém de uma maioria parlamentar que permita a formação de um governo estável. Os resultados, divulgados ao final da tarde de hoje, sinalizam a permanência de um impasse político, após os israelitas terem ido às urnas, na segunda-feira, pela terceira vez no espaço de um ano.

As sondagens divulgadas na segunda-feira indicavam que o Likud, de Netanyahu, pudesse terminar à beira de uma maioria parlamentar, no caso de se juntar aos seus aliados religiosos e nacionalistas, ficando a um lugar dos 61 necessários.

Nesse dia, o primeiro-ministro declarou ter conseguido uma "grande vitória", ao saber que o seu partido tinha conseguido, sozinho, garantir 36 lugares no Parlamento.

Contudo, de acordo com os resultados finais hoje conhecidos, a coligação de direita que lhe poderia assegurar um governo estável ficou com apenas 58 lugares, a três do objetivo desejado.

Perante uma oposição igualmente dividida, Israel entra de novo numa situação de impasse político, no momento em que Benjamin Netanyahu se preparar para ir a julgamento, acusado de corrupção e num cenário provável de ter de se preparar para um quarto ato eleitoral em breve.

Campo obrigatório