Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bélgica vai aplicar isolamento geral a partir de quarta-feira

A Bélgica registrou hoje 185 novos casos da Covid-19, aumentando para 1.243 o número total de infectados.

Bélgica vai aplicar isolamento geral a partir de quarta-feira
Notícias ao Minuto Brasil

21:45 - 17/03/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

A Bélgica vai aplicar a partir de quarta-feira o isolamento geral da população que deverá vigorar, em princípio, até 05 de abril, para conter a pandemia de Covid-19, decidiu hoje o Conselho Nacional de Segurança.

A medida afetará quase a totalidade do comércio e apenas ficam excluídos de fechamento os supermercados, bancos, estações de serviço de combustíveis, farmácias e estações de correio.

No entanto, os transportes públicos vão continuar funcionando, para facilitar as deslocações de pessoas que continuam a ter que ir para os locais de trabalho ou que visitam familiares que necessitem de apoio, indicou a radiotelevisão pública RTBF.

As reuniões permanecem proibidas e em relação ao exercício físico nos espaços abertos será permitido correr ou utilizar a bicicleta mas unicamente tendo como companhia uma outra pessoa que viva na mesma casa.

Para o mais, será necessário manter uma distância de segurança de 1,5 metros com qualquer outra pessoa.

Este confinamento começará na quarta-feira ao meio-dia e está previsto que se prolongue até 05 de abril, quando a situação será reavaliada.

A polícia está encarregada de fazer respeitar "de forma estrita" a decisão, segundo a RTBF.

Na reunião do Conselho Nacional de Segurança participaram a primeira-ministra, Sophie Wilmès, diversos ministros, representantes das entidades federais e responsáveis dos serviços de segurança.

A decisão foi adotada após uma análise do relatório de peritos do designado "Grupo de gestão de riscos".

A Bélgica registrou hoje 185 novos casos da Covid-19, aumentando para 1.243 o número total de infectados, segundo informou o Serviço Público Federal. Dez pessoas já morreram devido à pandemia, cinco delas nas últimas 24 horas.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infectou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Os países mais afetados depois da China são a Itália, com 2.503 mortes para 31.506 casos, o Irã, com 988 mortes (16.169 casos), a Espanha, com 491 mortes (11.178 casos) e a França com 148 mortes (6.633 casos).

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o fechamento de fronteiras.

Campo obrigatório