Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

América Latina em período de "profunda recessão", anuncia ONU

A propagação da pandemia vai atingir em cheio as economias dos países da região, que já enfrenta uma difícil situação econômica

América Latina em período de "profunda recessão", anuncia ONU
Notícias ao Minuto Brasil

15:15 - 03/04/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

A América Latina está entrando num período de "profunda recessão" econômica, com um recuo do PIB que em 2020 poderá oscilar entre 1,8% e 4% devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje um organismo da ONU. "Estamos no início de uma profunda recessão. Estamos confrontados com a maior baixa de crescimento jamais registrada na região", declarou a mexicana Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPALC), uma agência técnica da ONU com sede na capital chilena.

A propagação da pandemia vai atingir em cheio as economias dos países da região, que já enfrenta uma difícil situação econômica, com um fraco crescimento de 0,1% em 2019.

Neste contexto, a diminuição da atividade econômica e comercial, a queda na procura de matérias-primas e as dificuldades de diversos setores, incluindo o turismo, vão implicar uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) entre 1,8% e 4%.

A previsão de uma contração do PIB a 1,8% não tem em consideração o recuo econômico na China, o principal parceiro comercial da região e onde surgiu o surto inicial da pandemia.

Mas caso sejam incluídas as consequências econômicas da pandemia na Europa, nos Estados Unidos e em outras regiões do mundo, o impacto será mais importante na América Latina, com um recuo entre 3% e 4% do PIB, revelou Alicia Bárcena.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 55 mil.

Campo obrigatório