Meteorologia

  • 05 JUNHO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Membro da equipa de segurança de Giuseppe Conte morreu com Covid-19

Primeiro-ministro italiano já lamentou a morte de Giorgio Guastamacchia, comissário da Polícia do Estado italiana

Membro da equipa de segurança de Giuseppe Conte morreu com Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 04/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Um comissário da Polícia do Estado italiana, que prestava serviço na equipa de segurança do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, morreu este sábado vítima do novo coronavírus.

Giorgio Guastamacchia, de 52 anos, era vice-comissário da Polícia Estadual de Roma e tinha contraído o vírus em meados de março. Estava internado em estado grave nos cuidados intensivos do hospital Tor Vergata, em Roma, mas não resistiu à Covid-19, deixando uma esposa e dois filhos.

Nas semanas que antecederam sua hospitalização, o italiano não teve contato direto com Giuseppe Conte, nem viajou no carro do primeiro-ministro italiano, segundo as autoridades locais.

A morte do agente  foi lamentada por diversos políticos nas redes sociais. Giuseppe Conte, atual primeiro-ministro de Itália, recorreu às redes sociais para deixar uma emotiva mensagem de apoio à família de Giorgio Guastamacchia.

"Para todos nós que o conhecemos, para os colegas do serviço de proteção, para os funcionários do primeiro-ministro, é um momento de muita dor. Unimo-nos à senhora Emanuela, aos seus filhos e entes queridos, para expressar os nossos sentimentos de proximidade emocional com eles. A lembrança da sua dedicação profissional, dos seus gestos generosos, dos seus sorrisos, estimulados por um claro fio de ironia, vão permanecer indeléveis em mim", sublinhou o político transalpino.

O ex-primeiro-ministro Matteo Renzi ressalvou que Guastamacchia "garantiu a segurança, num papel delicado, com um sorriso nos lábios e com extraordinária dedicação".

O comissário de Relações Económicas da União Europeia, Paolo Gentiloni, ex-primeiro-ministro de Itália, também prestou solidariedade à família do agente. "Lembro-me de Giorgio Guastamacchia, polícia exemplar, vítima da Covid-19, e uno-me à dor da sua família e colegas".

Campo obrigatório