Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quase 600 venezuelanos regressaram da Colômbia nas últimas horas

Segundo a MC, estes estrangeiros "de maneria voluntária decidiram abandonar" a Colômbia, divididos em dois grupos, em 20 ônibus.

Quase 600 venezuelanos regressaram da Colômbia nas últimas horas
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 05/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Venezuela

Quase 600 venezuelanos deixaram, desde sábado, a cidade colombiana de Cúcuta, por via terrestre, em direção à localidade vizinha, venezuelana, de San Cristóbal (Estado de Táchira), anunciou a Migração Colômbia (MC).  

"Nas últimas horas, aproximadamente 600 cidadãos venezuelanos regressaram ao seu país pela Ponte Internacional Simón Bolívar", explica um comunicado da MC publicado na página web.

Segundo a MC, estes estrangeiros "de maneria voluntária decidiram abandonar" a Colômbia, divididos em dois grupos, em 20 ônibus.

O primeiro grupo está composto por 50 pessoas, entre eles seis crianças. O segundo estava composto por 337 homens, 1167 mulheres e 35 crianças e adolescentes.

"Dada a intenção dos estrangeiros de abandonar o território nacional (colombiano), a Migração Colômbia ativou um corredor humanitário sobre a Ponte Internacional Simón Bolívar, para que essas pessoas, muitas delas menores de idade, não arriscassem as suas vidas tentando atravessar passagens não autorizadas", explica.

Segundo a MC, "os quase 600 cidadãos venezuelanos, cujo estado de saúde foi analisado pela Secretaria de Saúde de Cúcuta, foram recebidos no meio da Ponte Internacional Simón Bolívar por funcionários do Serviço Administrativo de Identificação, Migração e Estrangeiros (SAIME), da Venezuela".

Dados divulgados a 28 de fevereiro pelas autoridades colombianas davam conta de que mais de 1,825 milhões de venezuelanos estavam radicados na Colômbia, país para onde tinham emigrado, escapando da crise política, econômica e social que afeta da Venezuela.

Segundo a MC apenas 800 mil teriam a sua documentação legalizada e mais de 1,025 milhões estariam na Colômbia em situação irregular.

Os dados representam um aumento de 3% com relação a dezembro de 2019, um número inferior às médias históricas mensais registradas no passado, quando 60 mil venezuelanos emigraram mensalmente para o vizinho país.

Nos primeiros dois meses de 2020, a MC registou a entrada de 30 mil venezuelanos.

As cidades colombianas de Bogotá, Cúcuta, Barranquilla, Medellín e Cali albergam 40% dos venezuelanos radicados na Colômbia.

Por outro lado, durante janeiro e fevereiro de 2020, a MC registou 70 mil venezuelanos que passaram pelo Aeroporto Internacional de El Dorado, na cidade de Bogotá, com voos para distintos países.

Segundo dados da ONU, mais de 4,5 milhões de venezuelanos abandonaram o seu país, desde 2015, escapando da crise política, económica e social que afeta a Venezuela.

Campo obrigatório