Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em raro discurso, Elizabeth 2ª diz que 'dias melhores virão'

No discurso deste domingo (5), ela disse aos britânicos que as medidas de isolamento são difíceis, mas que é possível aproveitá-lo para refletir

Em raro discurso, Elizabeth 2ª diz que 'dias melhores virão'
Notícias ao Minuto Brasil

21:18 - 05/04/20 por Folhapress

Mundo Reino Unido

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - No quinto pronunciamento especial em seus 68 anos de reinado, a rainha Elizabeth 2ª, 93, comparou neste domingo (5) o isolamento provocado pelo coronavírus com a separação de famílias na Segunda Guerra Mundial e disse aos britânicos que devem confiar na vitória.

Elizabeth afirmou que a situação a fez lembrar de 1940, quando Londres era bombardeada pelos alemães e crianças foram mandadas para outros países da Commonwealth como medida de segurança.

Veja também: Boris Johnson piora e é internado com sintomas persistentes de Covid-19

Na época, antes de assumir o trono, Elizabeth, então com 14 anos, disse em mensagem no rádio que compreendia o sofrimento de estar longe de pessoas amadas, mas que as crianças poderiam aproveitar para conhecer coisas novas.

No discurso deste domingo (5), ela disse aos britânicos que as medidas de isolamento são difíceis, mas que é possível aproveitá-lo para refletir.

"Ainda há muito o que suportar, mas melhores dias voltarão: estaremos de novo com nossos amigos, com nossas famílias. Vamos nos reunir outra vez", afirmou.O governo espera que o comunicado ajude a convencer os britânicos a respeitar a quarentena, iniciada no dia 23.

Embora o país tenha enfrentado desafios no passado, este é diferente, disse Elizabeth na TV: "Agora nos juntamos a todas as nações do mundo com uma mesma missão, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para criar".

"Triunfaremos, e essa vitória pertencerá a cada um de nós."

A última vez que a rainha fez uma transmissão especial foi em 2012, em comemoração do Jubileu de Diamante, que marcou 60 anos de sua coroação. Antes disso, ela fez pronunciamentos em 2002, após a morte da rainha-mãe; em 1997, após o funeral da princesa Diana; e em 1991, sobre a Guerra do Golfo.

Em 25 de março, o príncipe Charles, filho da rainha e primeiro na linha de sucessão, foi diagnosticado com a Covid-19.Até este domingo, o Reino Unido tinha 47.806 casos de coronavírus e 4.934 mortes.

Campo obrigatório