Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vacina para meningite pode ter causado morte de criança em Portugal

Há registro de 36 notificações graves e 34 consideradas não graves contra o medicamento

Vacina para meningite pode ter causado morte de criança em Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

07:26 - 20/09/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vacina

A vacina antimeningocócica tipo B (Bexsero) começou a ser comercializada em Portugal em maio de 2014, mas só este ano, a Autoridade Nacional do Medicamento já registrou “70 casos suspeitos de reações adversas”. Deste total, existem 36 notificações graves e 34 não graves. No entanto, já se registrou a morte de uma criança e dois casos que apresentam risco de vida. Em relação à morte, o Infarmed revela ao Jornal de Notícias que “o doente já tinha patologia de base que poderá ter influenciado o desfecho”.

Até agora já foram vendidas “222.060 embalagens de vacinas contra o meningococo, sendo a grande maioria da vacina Bexsero”, acrescenta o Infarmed, que explica ainda que “nenhum medicamento está isento de riscos, incluindo o risco de morte”.

“Na maioria dos casos, a morte não é uma reação adversa ao medicamento mas sim o desfecho possível em indivíduos que tomam medicamentos, sendo automaticamente tidos em consideração quando se investigam as causas de uma morte em farmacovigilância”, complementa. A publicação adianta ainda que a Direção-Geral da Saúde de Portugal continua a estudar a Bexsero.

Campo obrigatório